O Hospital São João de Deus recebeu, por meio do Governo do Estado, novos equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Adulto), instalada no edifício Ir. Diamantino. Ao todo foram disponibilizados 56 unidades, sendo 28 ventiladores pulmonares e 28 monitores multiparâmetros, no valor total de R$ 1.479,960,00.
Estes equipamentos possuem funções diferentes e beneficiarão todos os pacientes que necessitarem de tratamento intensivo no Hospital São João de Deus.
O Monitor Multiparâmetro é utilizado em 5 diferentes parâmetros (Monitor, Pressão, Oximetria, Respiração e Temperatura) para análises e observação de pacientes, sendo adulto, Infantil e neonatal. Já os ventiladores fornecem trocas de gases nos pulmões por pressão positiva, abrem ou mantém ventilação dos alvéolos (onde ocorrem as trocas gasosas), e aliviam os músculos ventilatórios até que o paciente esteja capaz de restabelecer a ventilação (respiração) espontânea de forma adequada e segura.
Em visita ao Hospital, o prefeito Vladimir Azevedo destacou que a chegada dos novos equipamentos foi fruto do esforço de várias esferas: municipal, estadual e federal.
“É com muita alegria e que agente reconhece e agradece o empenho da Kênia Carvalho, a Superintendente Regional de Saúde, que articulou de uma maneira muito comprometida e dedicada com a Secretaria de Estado de Saúde, viabilizando estes recursos. Também, temos o Ministério Público em uma mesa de mediação, todos convergindo para solucionar o problema e colocar a nossa saúde na rota, que é uma importante conquista”, comemora Vladimir.
O Superintendente da Fundação Geraldo Corrêa, Afrânio Emílio Carvalho Silva, afirma que com a chegada de novos
recursos a assistência à população será ampliada.
“Sem dúvida a participação do município e do estado foi fundamental […] Esperamos conseguir com este projeto atingir o foco para ampliar a assistência aos usuários do SUS”, explica.
Com a chegada dos novos equipamentos será possível atender até 39 pacientes simultaneamente, uma vez que o hospital já possuía outras 11 unidades em uso. Desta forma, a Unidade de Terapia Intensiva Adulto caminha a passos largos para a ampliação de seus leitos, prevista para ocorrer ainda neste semestre.