O IBGE iniciou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). A coleta começou no início de novembro e deve se encerrar até meados de dezembro.
Segundo o supervisor da PNAD na agência de Divinópolis, Flávio de Melo, ela é uma pesquisa realizada nos domicílios, mas não todos, apenas uma amostragem deles, que são selecionadas aleatoriamente pelo IBGE.
“A pesquisa investiga os temas habitação, rendimento e trabalho, associados a aspectos demográficos e educacionais. Além disso, ela costuma investigar outros assuntos solicitados por outros ministérios, como Ministério da Saúde, Ministério da Educação, entre outros”, diz.
Flávio conta que entre as 13 cidades abrangidas pela agência de Divinópolis, seis serão pesquisadas.
“Serão 22 setores visitados pelos técnicos, nas cidades de Pedra do Indaiá, Santo Antônio do Monte, Conceição do Pará, Divinópolis, Oliveira e Cláudio. Em cada setor serão visitados de 17 a 22 domicílios”, conta.
Ele explica que na pesquisa por amostragem, cada domicílio representa vários domicílios.
“No interior de Minas Gerais, é como se cada domicílio pesquisado representasse a mesma resposta de 550 domicílios. Se houver uma recusa é como se 550 domicílios se recusassem a responder”, diz.
Flávio diz que foram entregues cartas aos domicílios selecionados para que as pessoas soubessem da pesquisa, da obrigatoriedade das informações e para ficarem mais seguras com a visita do IBGE.
“Nossos técnicos estarão visitando os domicílios com um aparelho que a gente chama de PDA, com que eles coletam os dados, estão identificados e alguns estão usando camisa do IBGE”, reforça.
Qualquer dúvida com relação à pesquisa ou sobre a identidade de algum técnico do IBGE, pode procurar a agência do IBGE de Divinópolis no telefone (37) 3222-9680.