Ponto turístico da cidade e patrimônio histórico, a Igreja do Bonfim foi destruída no dia 16 de outubro de 2014. A Capela, um dos cartões-postais da cidade, foi totalmente queimada. Na época, o Prefeito Osmando Pereira lamentou o ocorrido e disse que se empenharia em unir a sociedade para a restauração do prédio que é de responsabilidade da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima da Diocese de Divinópolis. 

Na última terça-feira, 04/10, foi assinado o Termo de Compromisso entre a Prefeitura de Itaúna, o Ministério Público, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima da Mitra Diocesana de Divinópolis, a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) e o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS). As obras no local começam na próxima semana e serão executadas pela empresa Projetec. O custo no total da obra será no valor de R$310.133,48, dividido pelas entidades comprometidas. 

O prazo para conclusão das obras é de 3 meses, quando a Igreja será entregue à comunidade itaunense. “A nossa intenção além de devolver a Igreja para o município, é fazer com que o local seja visitado e preservado pelas pessoas que frequentarem. A Igreja do Bonfim é um dos nossos cartões postais trabalhamos muito para conseguir a sua reconstrução”, afirmou a Secretária de Educação e Cultura, Maria Virgínia Morais Garcia.