Marina Assis
Nos próximos 15 dias será iniciada a instalação das 32 câmeras do projeto “Olho Vivo”, em Divinópolis. Os aparelhos serão colocados em p
ontos estratégicos da cidade na tentativa de inibir assaltantes e ajudar na identificação de criminosos que praticam crimes na redondeza.
Para a execução do projeto, serão instalados 6 km de rede subterrânea e 8 km de rede aérea ao longo de diversas vias na região central. Cabos de fibra ótica e tubulações serão instalados na extensão de vias de grande circulação de pessoas como, por exemplo, rua Goiás e avenida 1º Junho.
A implantação será feita pela empresa Master Cabo em parceria com a Veotex. “Serão 32 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade, com equipamentos de alta tecnologia. A empresa tem seis meses para entregar tudo pronto e as obras começam agora na segunda quinzena de novembro”, afirma o gerente de marketing da Master Cabo, Leandro Martins.
A Polícia Militar será responsável pelo monitoramento e a Prefeitura pela manutenção do sistema. Anualmente serão investidos R$ 300 mil.
Pressão
O projeto que foi idealizado há sete anos pela Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), depois de muita insistência chegou à cidade. Foram anos de luta e pressão para que o desejo se tornasse realidade. A Acasp realizará nesta quarta-feira (30), pela manhã, uma reunião para mostrar o planejamento do projeto e como funcionará.
“Tem sete anos que a Acasp corre atrás desse projeto, e agora nosso sonho será realidade, o projeto é do governo, mas acreditamos que a insistência por parte da associação para que ele virasse realidade foi fundamental”, afirma.
Outras cidades mineiras como: Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia, Itabira, Sete Lagoas e Viçosa já têm o sistema implantado o que reduziu cerca de 30% a 40% o índice de criminalidade e a expectativa é de que essa diminuição aconteça também em Divinópolis.