Poliany Mota

Amanda Quintiliano

 

O deputado destacou a antecipação da implantação do Samu (Foto: Poliany Mota)

O deputado destacou a antecipação da implantação do Samu (Foto: Poliany Mota)

As ações de instalação do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência e a discussão das bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Ampliada Oeste estão sendo discutidas, neste momento, em Belo Horizonte. O encontro que reúne lideranças dos 54 municípios da região ocorre na Cidade Administrativa com o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira.

 

Esse será apenas mais um passo para a instalação da rede de Urgência e Emergência que a partir do próximo semestre já deverá contar com a implantação do Samu. Nesta sexta-feira (28), por exemplo, será realizada a primeira oficina, em Divinópolis, para orientar os gestores como se darão cada uma das etapas. Hoje será validado o desenho do Samu e também apresentado os critérios de distribuição das ambulâncias macrorregional.

 

“Hoje estamos consolidando a antecipação da implantação do sistema Samu de Divinópolis junto com os outros 54 municípios […] Estávamos no final da fila e hoje cumprimos essa agenda para antecipar e nesta sexta já teremos a oficina. É um fator auspicioso e temos que comemorar. É o ponta-pé inicial”, disse o deputado Jaime Martins (PSD), momentos antes de iniciar a reunião.

 

Mudanças

 

O prefeito de Divinópolis e presidente do Conselho Deliberativo do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência

Vladimir citou a implantação do SIM (Foto: Poliany Mota)

Vladimir citou a implantação do SIM (Foto: Poliany Mota)

(CIS-URG), Vladimir Azevedo (PSDB) também participa da reunião e destacou os avanços previstos a partir da reestruturação do sistema de saúde. Azevedo ressaltou que cada ação esta complementando a reformulação da saúde do Centro-Oeste e também em Divinópolis.

 

“Hoje um afinamento importante, muita gente construiu essa história e estamos aqui com o deputado Jaime, tivemos a participação do deputado Domingos, do deputado Tolentino, do deputado Neider. Em fim, uma convergência regional para que tivéssemos esse momento grandioso para dar um novo rumo para a saúde em Divinópolis e da macrooeste”, comentou o prefeito.

 

 Em pronunciamento o secretário de Estado de Saúde, destacou a importância de se primar pela qualidade da rede. Disse ainda que só foi possível a antecipação devido a sinergia entre os municípios que conseguiram chegar até ele com o projeto concluído.

 

“Os hospitais que vão fazer parte vão receber investimentos para qualidade e é o que diferencia a nossa rede de outros estados. O hospital precisa estar com condições de atender a rede para ser credenciado […] Vocês me surpreenderam porque quando vieram aqui já chegaram anunciando que o consórcio estava pronto, com projeto em mãos”, disse.