A escola foi dedetizada (Foto: Divulgação/PMD)

Uma aluna da escola foi internada com suspeita de febre maculosa

Marcelo Lopes

A Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Divinópolis, está interditada, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) a partir desta segunda-feira (03). A interdição do local, feita por precaução, é devido a infestação de carrapatos. Localizada ao lado do Parque da Ilha, a área é considerada de risco.

Três casos da doença já foram confirmados em Divinópolis. Um outro está em investigação. A paciente é uma criança de 08 anos aluna da escola. No local estudam cerca de 218 alunos.

Na porta da escola, um cartaz foi afixado confirmando a suspensão das aulas, informando os pais e alunos sobre a interdição e pedindo que seja aguardada a viabilização de um novo local para a recepção das crianças.

Em nota, a Prefeitura disse que a escola recebeu duas dedetizações em agosto, na área externa, áreas de lazer e recreação, parquinho, salas de aula e áreas de acesso dos alunos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente confirmou, por meio de laudo, que não existe risco de infestação de carrapatos no local.

A escola foi dedetizada (Foto: Divulgação/PMD)

Outras interdições

Campos esportivos como o da Escolinha de Futebol do Flamengo de Divinópolis e o Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião), também estão interditados.

Segundo o Guarani, clube que é proprietário do Farião, ainda não foi definido um novo local para continuar as atividades do time, como as partidas das equipes de base. Já sobre a Escolinha do Flamengo, a mesma está realizando as atividades em um novo local, no bairro Santa Clara.

O Parque da Ilha, que fica ao lado da Escola Darcy Ribeiro, também está interditado, desde o início de agosto.

Os casos

Além da criança, que teve amostras de sangue recolhidas e enviadas para Belo Horizonte, com o objetivo de constatar a existência ou não de febre maculosa, outros três casos foram registrados na cidade.

No dia 04 de agosto, um idoso, de 63 anos, faleceu após dar entrada no hospital com suspeitas de febre hemorrágica. Em julho, uma jovem, de 22 anos e um idoso, de 81 anos, também faleceram, com os mesmos sintomas. Nos três casos, as vítimas foram ao Parque da Ilha antes de serem hospitalizadas.

A doença

A febre hemorrágica e as doenças provenientes dela são transmitidas pelo carrapato estrela. Os hospedeiros do parasita são animais como capivaras, cães e cavalos, por exemplo.

A doença começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, inapetência e desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, que crescem e tornam-se salientes, constituindo as maculopápulas. Não existe vacina contra a febre maculosa brasileira e o diagnóstico precoce é importante para dar início ao tratamento porque a taxa de letalidade da doença é elevada.