Imagem: Edital ProUni 2024

Programa oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior

O Programa Universidade para Todos (Prouni) inicia as inscrições para o primeiro semestre de 2025 nesta sexta-feira (24/01). Portanto, os candidatos interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 28 de janeiro, gratuitamente, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Prouni oferece bolsas integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.

Assim, para participar, o estudante precisa ter uma conta no portal Gov.br e realizar o login com CPF e senha.

Requisitos para inscrição

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o candidato precisa ter concluído o ensino médio, participado do Enem 2023 ou 2024, alcançado no mínimo 450 pontos na média das provas e tirado nota maior que zero na redação.

Além disso, o candidato deve atender a pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Ter cursado o ensino médio totalmente em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada.
  • Apresentar uma deficiência reconhecida pela legislação brasileira.
  • Trabalhar como professor da rede pública e buscar formação em licenciatura ou pedagogia.

Para garantir uma bolsa integral, a renda familiar mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277). Por outro lado, para bolsas parciais, a renda pode chegar a três salários mínimos (R$ 4.554).

Classificação e chamadas

O processo de classificação considera a melhor média obtida no Enem e a modalidade de concorrência escolhida pelo candidato. Assim, a divulgação da primeira chamada ocorrerá no dia 4 de fevereiro, enquanto a segunda chamada será anunciada em 28 de fevereiro.

Além disso, os estudantes não selecionados terão a chance de participar da lista de espera nos dias 26 e 27 de março. O resultado estará disponível no dia 1º de abril.

Sobre o Prouni

Desde a sua criação em 2004, o Prouni abre portas para estudantes sem diploma de nível superior. O programa realiza duas edições anuais, beneficiando milhares de pessoas que desejam ingressar no ensino superior privado.

Para esclarecer dúvidas, o MEC oferece o telefone 0800-616161.