Revista Bem Feminina
Estima-se que um a cada cinco adultos sofrem de insônia. Para quem ainda não sabe, a insônia é um distúrbio caracterizado pela incapacidade de conciliar o sono. Diagnosticada em dificuldade de iniciar o sono, em manter ou ainda ter um sono superficial. Pode ser provocada por fatores orgânicos e psíquicos. A boa notícia é que tem tratamento.
O tempo necessário para uma boa noite de sono é entre sete e oito horas. Mas há variações de pessoa para pessoa. A insônia é mais comum nas mulheres e em pessoas idosas. Para identificar as causas da insônia você pode fazer um diagnóstico prévio respondendo a si mesmo algumas perguntas e observando seus hábitos noturnos.
Se você tem dificuldade para dormir, levanta durante a noite, come em excesso antes de ir pra cama, passa por momentos de grande estresse, se sente cansada e improdutiva durante a noite. Esses são alguns aspectos a serem considerados se alguns deles você possui saiba que com algumas mudanças de hábitos simples você pode controlar a insônia temporária e com medicamentos, após a prescrição médica, a insônia crônica.
Insônia crônica requer avaliação profissional. É indispensável descobrir o que está causando essa dificuldade para dormir, pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental dos indivíduos.
Você pode seguir recomendações básicas como:
· Limite o consumo de cafeína que pode prejudicar o sono
· Exercite-se regularmente, mas não perto da hora de dormir. Atividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor. No entanto, a prática de exercícios à noite pode atrapalhar o sono
· Estabeleça uma rotina para seu horário de dormir e de despertar.
· Relaxe antes de ir para cama. Ouça música, leia um pouco, converse, assista a um filme.
· Use técnicas de relaxamento. Progressivamente contraia e relaxe todos os músculos do corpo, começando pelos dedos dos pés e terminando na face. Massageie suavemente o couro cabeludo. Tente visualizar uma cena ou paisagem que lhe traga satisfação
· Tome um banho morno. Deixe a água escorrer pelo corpo durante algum tempo, pois isso ajuda a relaxar os músculos tensos
· Tome um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono
· Experimente ingerir chás à base de ervas como camomila, erva-doce, erva-cidreira por sua função calmante
· Certifique-se de que não há claridade no quarto e a temperatura é agradável. Mesmo pouca luz pode atrapalhar o sono de algumas pessoas.
· Use protetores nos ouvidos, se o barulho incomoda e não há como eliminá-lo;
· Escolha o colchão adequado para seu peso e altura. Colchões muito macios ou muito duros são contra-indicados;
· Reserve a cama somente para dormir e para relações íntimas. Evite ler, ver TV, trabalhar e conversar no quarto;
· Relações sexuais são relaxantes. Após o orgasmo, as pessoas tendem a ficar sonolentas;
· Levante-se, se não conseguiu dormir depois de trinta minutos deitado. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e, conseqüentemente, a insônia. Procure distrair-se com alguma atividade tranqüila e depois, mais cansado, volte para a cama e tente dormir. Repita o esquema, se necessário. Usando essa técnica, muitas pessoas conseguem reverter o processo.
Lembre-se de que, depois de uma noite de sono reparador, as soluções para os problemas podem fluir melhor. Se nada disso resolver, vale a pena buscar ajuda profissional