Ocorrências envolvendo picadas de escorpiões estão se tornando comuns em Divinópolis. Recentemente um fato ocorreu em um supermercado e outro na Rua Goias com Antonio Olímpio. Nesta segunda-feira (28) um internauta flagrou o animal bem no quarteirão fechado da Rua São Paulo, no coração da cidade.

As fotos foram parar nas redes sociais e outros internautas relataram casos semelhantes. Uma mulher chegou a contar que seis escorpiões apareceram na casa dela, que fica na Rua Rio de Janeiro com Mato Grosso.

“Acabei de mudar de casa porque achei nove de uma vez em um dia só, fora os outros que ia achando dia a dia. A zoonose fala que não pode fazer nada. Sem o que fazer para acabar com essa praga preferi mudar de casa”, relatou outra internauta.

Medidas

Um escorpião foi encontrado no quarteirão fechado da Rua São Paulo (Foto: Reprodução Facebook)

Um escorpião foi encontrado no quarteirão fechado da Rua São Paulo (Foto: Reprodução Facebook)

A Vigilância em Saúde informou que não faz controle de escorpiões e que não há nenhum inseticida para combate-lo. Quando há registros de ocorrências por aparição ou picadas o cidadão deve acionar o órgão. Só assim fiscais são encaminhados até o local. Entretanto, a única coisa que é feita é orientar o proprietário do imóvel.

Ainda segundo a Vigilância, geralmente, o escorpião anda pela rede de esgoto e gosta de locais com entulhos e sujeiras.

Questionada sobre a limpeza de bueiros, ela disse que a manutenção é feita periodicamente. Afirmou também que os moradores devem manter os lotes e terrenos limpos para evitar a proliferação do animal.

Os escorpiões são carnívoros e alimentam-se, principalmente, de cupins, moscas, grilos, baratas e outros tipos de insetos.