O projeto também engloba a possibilidade de uma obra com instalação de reservatórios e coleta de água da chuva para ser reutilizada em descargas e manutenção do jardim

Portal Centro-Oeste

O presidente da Câmara de Divinópolis, vereador Adair Otaviano (MDB) assinou portaria que constitui a Comissão Especial para elaborar o Termo de Referência para instalação do Sistema de Energia Fotovoltaico para implementar o Projeto Sol + Câmara.

Este é o sinal verde para que seja colocado em prática o mais ambicioso projeto ecológico do Poder Público do interior de Minas Gerais. O projeto consiste na instalação de uma Usina Solar sobre o telhado da sede do Poder Legislativo permitindo que a câmara economize até 95% na conta de energia elétrica. O projeto também engloba a possibilidade de uma obra com instalação de reservatórios e coleta de água da chuva para ser reutilizada em descargas e manutenção do jardim.

A comissão especial será formada pelo secretário geral Flávio Ramos, Procurador Geral, Bruno Cunha, Chefe de Gabinete da Presidência, Rodrigo Moura e pelo Diretor de Administração e Suprimentos, Newton Silva.

A Câmara Municipal gastou ano passado R$ 96.471,68. Caso o Poder Legislativo consiga implantar a Usina Solar essa conta será de cerca de R$ 100,00 por mês. O recurso para instalação de uma Usina Solar que torne a Câmara auto suficiente em energia elétrica pode vir da economia que se fez com a não renovação do aluguel dos veículos que atendiam aos gabinetes parlamentares e outras medidas de contenção de despesa.

O presidente da câmara destacou que este será um marco importante de sua administração.

“Como administrador que sou, responsável pela boa aplicação do dinheiro do povo, acredito que este projeto pode ser um símbolo para que as pessoas percebam a importância de preservamos o nosso planeta e também um exemplo de como um administrador deve respeitar o dinheiro do povo implantando projeto que revertam em prol do povo.”

O Projeto Sol + Câmara, após a sua viabilização, será a melhor forma de proteger dos aumentos das tarifas de energia elétrica. A geração de energia solar já é uma realidade. O sistema será pago com a economia gerada dentro de quatro anos. O sistema de energia fotovoltaico tem vida útil superior a 25 anos de uso e demanda pouca manutenção.