itaúna deslancha na geração de emprego
Itaúna foi responsável em puxar os números positivos da construção civil na região (Foto: Gustavo Xavier/Portal Gerais)

No Centro-Oeste de Minas, Itaúna tem vivido um momento virtuoso. De janeiro de 2020 a setembro de 2023, as vagas de emprego no município cresceram quase 20%. Os dados são o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.

Para posicionar a cidade entre as principais empregadoras da região, o município trabalha, então, em iniciativas para atrair e expandir empresas.

A construção civil, por exemplo, puxou as contratações, dando um salto de 153% de 2020 para 2023. O setor passou de 1.210 postos de trabalho para 3.069.

Além de empreendimentos privados, há também obras públicas, como a construção do novo Fórum. Para atender a este mercado, o município firmou parcerias para qualificação de mão de obra.

Contudo, a indústria ainda é responsável pela maior fatia das contrações. Dos 29.169 postos de trabalho gerados, um terço é do setor, conforme o Caged de setembro.

Incentivos fiscais alinhados a sociais em Itaúna

Para alcançar esses resultados, o prefeito Neider Moreira está alinhando incentivos fiscais à investimentos estruturantes. A cidade, por exemplo, tornou-se referência nacional em saneamento básico com a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE. Além de impacto local, ela tem reflexo regional, beneficiando uma população estimada em 300 mil pessoas. Investimento de R$ 45 milhões.

Na educação, a aposta está na universalização do ensino infantil, gerando condições de inclusão da mão de obra feminina no mercado de trabalho.

Itaúna também está na rota do Gasoduto. O projeto prevê 300 quilômetros de rede passando por oito cidades. As obras da “linha tronco”, que vai atender o Centro-Oeste estão previstas para 2024. Investimento de R$ 200 milhões.

Mais um diferencial que coloca o município de 97.600 mil habitantes na rota do desenvolvimento.