Reinadeiros irão participar do encontro marcado para hoje (Foto: Divulgação/PMD)

Reinadeiros irão participar do encontro marcado para hoje (Foto: Divulgação/PMD)

Divinópolis é um dos municípios mineiros selecionados para a 2ª etapa do Projeto Mapeamento das Congadas de Minas Gerais, realizado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O município receberá a visita do pesquisador Rildo César nesta quinta-feira (03), às 19h, na sala de multimeios Adélia Prado da Biblioteca Ataliba Lago.

 

A gerência de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) convocou os presidentes das irmandades e os capitães das guardas para o encontro que tem a missão de aprofundar as informações coletadas na fase do levantamento preliminar realizado em 2012.

 

De acordo com a proposta, a finalidade do projeto é subsidiar a instituição de informações sobre o congado no estado para que seja possível a elaboração de um Plano Salvaguarda, que apontará a viabilidade do registro da manifestação como patrimônio imaterial em nível nacional.

 

Durante o encontro, o pesquisador irá confirmar alguns dados e coletar mais informações com capitães das guardas e presidentes das irmandades. O pesquisador ainda explicará os detalhes do projeto e o que significa o registro como Patrimônio Cultural Imaterial.

 

A gerente de Patrimônio Histórico da Semc, Lenir de Castro, informou que convocou 40 representantes dos reinadeiros para participar do encontro.

 

“Recebemos o comunicado e definimos horário para atender melhor o pesquisador. Para acompanhar os trabalhos, a gerente de Memória e Patrimônio e o chefe do setor de Cultura popular participam da reunião. O convite foi realizado para os presidentes das irmandades e também os capitães da guardas para ajudar neste mapeamento das congadas”, destacou.