Imposto poderá ser pago com desconto até o dia 31 de janeiro
O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Divinópolis sofreu reajuste de 7,3%. O valor é correspondente à variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) da Fundação Getúlio Vargas acumulada no período de janeiro a dezembro de 2019.
Para aliviar no bolso do contribuinte, o pagamento à vista até o dia 31 de dezembro terá desconto de 7%. Já quem optar em pagar em parcela única até o dia 13 de março, terá 5% de desconto.
O imposto também poderá ser quitado no valor simples até o dia 20 de março, ou seja, em parcela única sem desconto.
Poderão os tributos ainda ser quitados em até 10 parcelas mensais e consecutivas, desde que não sejam inferiores a R$50 para pessoa física e R$70 para jurídica. O vencimento da primeira é com data para 20 de março.
As reclamações contra os lançamentos contidos nas guias do IPTU deverão ser feitas pelo contribuinte, por escrito e protocoladas, no prazo máximo de 15 dias, a contar da notificação. Essa data não pode ultrapassar o dia 13 de março. Caso ocorra fora do prazo, se ela for considerada improcedente valor do IPTU perderá o direito ao desconto e receberá os acréscimos se pagas fora do vencimento.
As guias podem ser consultadas pelo site da prefeitura. Os índices e condições de pagamento foram publicados no Diário Oficial dos Municípios de sexta-feira (03).
O reajuste é referente a correção anual e não está relacionada a revisão da Planta Genérica de Valores que tramita na câmara.