curso de agropecuária de Precisão
As inscrições para o curso técnico de agropecuária de precisão seguem até o dia 18 de fevereiro (Foto: Divulgação/Assessoria)

As inscrições para esse novo processo seletivo vão até o dia 18 de fevereiro; Estão sendo oferecidas 40 vagas para agropecuária de precisão.

O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui, o ITAP, no Centro-Oeste de Minas, está com vagas abertas para processo seletivo. Mantido pela Epamig, o instituto trabalha, por meio do curso de Agropecuária de Precisão, para formar profissionais com as habilidades para lidar com as novas tecnologias.

As inscrições para esse novo processo seletivo vão, então, até o dia 18 de fevereiro. No total estão sendo oferecidas 40 vagas para Tecnólogo em Agropecuária de Precisão. A seleção de alunos ocorrerá por meio da nota obtida por cada candidato no Enem nas edições de 2020, 2021, 2022 ou 2023 (EDITAL 01/2024).

E também há o Edital 02/2024 (para possíveis vagas Remanescentes) destinadas para as inscrições sem a Nota do ENEM.

Curso superior de tecnologia e agropecuária de precisão

O curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão é o primeiro do Brasil com este enfoque. O regime acadêmico é em tempo integral, com duração de seis semestres letivos e obrigatoriedade de estágio supervisionado.

De acordo com o coordenador de Ensino da Epamig ITAP, Robson de Assis Souza a grade e a proposta do curso foram pensadas para atender uma necessidade crescente do mercado.

“Que está em busca de mão-de-obra qualificada que una o conhecimento teórico ao domínio e à aplicação da tecnologia no dia-a-dia da propriedade”, destaca.

Para a instalação na cidade, o curso de Agropecuária de Precisão contou com a ação direta da Prefeitura de Pitangui. Ela proporcionou, por exemplo, melhorias nas estruturas e no acesso ao complexo do ITAP. Um milhão e oitocentos reais, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Newton Cardoso Júnior, melhorou as condições da estrada que liga a BR 352 ao ITAP. Desta forma, favorecendo as condições de agilidade e segurança nesse trecho.

“O agronegócio é um vetor importante de nossa economia e só para lançar mão de um dado que caracteriza sua relevância nacional, basta dizer que em 2020, em plena pandemia, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$ 1,98 trilhão, ou seja, 27% do PIB brasileiro. O agronegócio não é aposta. É a clareza que esse seguimento é vital para nossa economia. Por razões como essas valorizamos e somos parceiros do ITAP”, explica a prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso .

O ITAP surgiu por meio de uma iniciativa que envolveu a Prefeitura de Pitangui, Governo de Estado – através das Secretarias de Educação e Agricultura, Assim como, a Epamig.

Interessados devem fazer as inscrições para o curso de Agropecuária de Precisão pelo link: www.epamig.br/itap/processoseletivo. O curso de Agropecuária de Precisão é inteiramente gratuito.