O Liraa apontou índice de 1,6 (Foto: Divulgação)

O Liraa apontou índice de 1,6 (Foto: Divulgação)

Realizado entre os dias 6 e 9 de janeiro, o primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (Liraa) mostrou que Itaúna está em situação de alerta contra a Dengue. Todos os bairros foram visitados por 20 agentes da Secretaria de Saúde, totalizando uma amostragem de 1870 residências. Foram encontrados 31 focos do mosquito transmissor, a maioria em residências, o que representa um índice de 1,66 – valor acima do preconizado pelo Ministério da Saúde.

 

Do total de focos, seis foram encontrados em locais de acomodação do lixo domiciliar, outros seis em vasos, garrafas e geladeiras (parte traseira do eletrodoméstico que recebe o degelo), cinco em piscinas plásticas e o restante em recipientes diversos. Os bairros que mais preocupam a SMS são o Parque Jardim, Vàrzea da Olaria e Padre Eustáquio. Três casos suspeitos estão sendo monitorados. O material recolhido nestas pessoas serão recolhidos e encaminhados à Belo Horizonte para análise.

 

A população continua sendo a principal parceira no combate à Dengue. O cidadão precisa apenas de 10 minutos semanais para ajudar na identificação e combate aos focos do Aedes Aegypti, não deixando água parada. Permitir a entrada dos agentes é outra importante maneira de acabar com a Dengue na cidade. No ano passado, 3844 casos da doença foram confirmados em Itaúna.