A Secretaria Municipal de Saúde realizou entre os dias 19 e 22 de outubro o Liraa – Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti. Foram vistoriadas 1.756 residências em todas as regiões da cidade. O trabalho mostrou que Itaúna está em situação de alerta em relação à Dengue. Os dados foram divulgados neste sábado (24). O índice foi de 1,3%.
O Ministério da Saúde preconiza valor de até 1,0% como baixo risco de epidemia, de 1,1 % até 2,9 % médio risco, acima de 3,0 % alto risco. Participaram da pesquisa 22 agentes de endemias (mais 3 supervisores). Foram encontrados focos em vários bairros da cidade, no Nova Vila Mozart (cinco focos), no Lourdes ( três focos), no Centro (dois focos). Já nos bairros: Padre Eustáquio, Leonane, Santa Mônica, Morro do Sol, Chácara do Quitão, Tropical, Cerqueira Lima, Morada Nova, Morada Nova II foi encontrado um foco.
Os focos encontrados estavam em recipientes diversos: sete em ralinhos de caixa pluvial, quatro em caixas d’água, três em vasos de flores, dois em bromélias, dois em vasilhas plásticas, dois em bebedouros de animais, em geladeiras, vasos sanitários sem uso e piscinas, um em cada.
A população precisa fazer a sua parte, dedicando 10 minutos verificando seus quintais e arredores, se estão isentos de materiais ou recipientes que acumulem água, principalmente neste período, onde a variação do clima é propícia à proliferação do mosquito.