“Hoje Itaúna é conhecida no Brasil inteiro pelo trabalho que desenvolve na coleta e reciclagem, com inclusão de catadores e participação da população”. Quem falou isto foi o Diretor Executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) Aparecido Gonçalves, mais conhecido como Cido, e uma das pessoas mais influentes no setor de reciclagem no Brasil, durante evento em Itaúna para representantes de 16 municípios do Vale do Jequitinhonha, dentre eles dez prefeitos.
O grupo, que está encarando o desafio de implantar a Coleta Seletiva em suas respectivas cidades, foi a Itaúna em uma missão didática: conhecer “a experiência de Itaúna” e replicar as boas práticas.
O evento teve também a participação do representante da Funasa (Fundação Nacional de Saneamento), engenheiro Sérgio Abucater, que falou sobre acesso a financiamentos da Funasa, o que pode ser financiado, formas corretas de trabalhar e outros aspectos que envolvem a implantação do Serviço de coleta Seletiva.
“Foi Itaúna, com o Osmando, que começou todo este processo no Brasil. Se não tivesse a vontade política dele para fazer acontecer, se não tivesse essa contrapartida da população para formar uma cooperativa que está hoje com o porte da Coopert, a gente não estaria aqui colocando este trabalho como referência. Não foi fácil, mas eles persistiram e isto fez toda a diferença”.
Palestra em Conceição do Mato Dentro
No dia 20 de março, no lançamento do 1º consórcio da Região de Conceição do Mato Dentro, São Joaquim e Alvorada de Minas para tratamento dos resíduos Itaúna será mais uma vez apresentada como modelo em um grande seminário sobre gestão de resíduos e reciclagem com inclusão de catadores. O Prefeito Osmando Pereira foi convidado a ser um dos palestrantes. “O que é bom tem que ser disseminado”, afirmou Aparecido Gonçalves, Diretor Executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos.