Mais uma vez Itaúna é destaque em avaliações de desempenho nacional. Desta vez a cidade obteve pontuação acima da média nacional e estadual no Ranking Nacional da Transparência elaborado pelo Ministério Público Federal. O município ficou com 5,10 pontos numa escala de 0 a 10. A média de pontos dos municípios brasileiros foi de 3,91 e a média de pontos dos municípios mineiros foi de 3,05.
Apenas 13,4% do total de 5.568 municípios avaliados pelo Ministério Público Nacional conseguiram a média de pontos obtidos por Itaúna. Em comparação com as cidades da região, Itaúna também ficou muito bem colocada. A cidade ficou muito à frente de Divinópolis (que obteve 3,10 pontos), Pará de Minas (com pontuação de 2,90) e Itatiaiuçu (4,60 pontos).
Vários itens foram avaliados pelo Ministério Público Federal nos Portais da Transparência entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro de 2015 e Itaúna cumpre a legislação em todos eles, exceto em um subítem que já está sendo trabalhado pela equipe da gerência de informática do município. O Responsável pelo Portal da Transparência em Itaúna, Wellington Borges, Gerente Superior de Tecnologia da Informação destaca o esforço que tem sido feito para aprimorar o acesso dos cidadãos às informações públicas:
“Desde o início desta Administração, que tem o perfil de transparência e honestidade, estamos trabalhando no sentido de estruturar a parte tecnológica, para deixarmos um lastro ao município desta forma proba de administrar, sem sobressaltos e com segurança da boa administração do dinheiro público”.
Ele aponta, também, o que falta para o município melhorar ainda mais:
“Vejo também necessidade de mais integração entre as administrações indiretas (SAAE, IMP, Câmara, Procon, Sine, Etc), de forma a prestar um serviço único onde os órgãos possam se interagir para um retorno mais preciso e eficiente.”
Confira os itens pesquisados e a localização deles no site da Transparência da Prefeitura de Itaúna, clicando aqui: