Além da economia as novas lampadas são mais potentes (Foto: Divulgação/PMI)

Além da economia as novas lampadas são mais potentes (Foto: Divulgação/PMI)

A energia elétrica deixou de ser conforto. Hoje ela é essencial para a qualidade de vida dos moradores da cidade. Nas ruas, uma iluminação eficiente também ajuda a garantir a segurança dos moradores.

 

Pensando nisso, a Assessoria de Desenvolvimento de Políticas Energéticas da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Itaúna vai realizar um teste-piloto com o componente de LED na iluminação pública.

 

A principio, a iluminação será feita na Rua José Menezes (a rua 05), no Bairro Itaunense.

 

“Sabemos os benefícios do LED, como a durabilidade e a economia. Vamos fazer o teste e o estudo para ver se compensará implantarmos em outros locais”, disse o assessor de Políticas Energéticas, Geovane Vilela.

 

Há alguns anos os moradores desta rua esperam o benefício da iluminação. O local foi escolhido então, estrategicamente, porque a rua divisa com uma fazenda e o nível de escuridão no local permitirá testes seguros da potência das luminárias ao mesmo tempo em que se resolve este drama dos residentes.

 

No local serão implantadas seis luminárias tecnologia LED. O valor do investimento é de cerca de R$ 8 mil, entre a aquisição de luminárias, braços e mão de obra. Foram produzidas 1900 páginas de relatório para liberação deste teste. A expectativa é de uma economia de 89,7% de energia no consumo de cada luminária.

 

Este projeto foi viabilizado pela parceria técnica entre a Surepro-Brasil Importação CEO Gilsomar Ribeiro Leonardo e a Prefeitura de Itaúna, com redução de CO2 e iluminação que gera mais segurança pública pois reproduz as cores fielmente, além de não atrair insetos como o mosquito da dengue e não possuir poluentes como mercúrio e sódio. A vida útil projetada para cada luminária é de 17 anos. Itaúna está entre as duas cidades autorizadas a executar um projeto com este alcance.