Poliany Mota

 

60 cães de rua já foram castrados (Foto: Divulgação/PMI)

60 cães de rua já foram castrados (Foto: Divulgação/PMI)

O Centro de Zoonoses de Itaúna já começou a realizar o cadastro de pessoas de baixa renda, que recebem até dois salários mínimos, para serem beneficiadas com a castração gratuita de seus animais. As famílias interessadas no serviço devem agendar a cirurgia para seu cão ou gato no Centro de Zoonoses, localizado à Avenida Manoel da Custódia, 1111, bairro São Geraldo, no horário de 7h às 16h, de segunda à sexta-feira, ou pelo telefone (37) 3241-4999.

 

De acordo com o diretor do departamento de vigilância em saúde, Antônio Delgado, antes da cirurgia será realizado um teste rápido de Leishmaniose. Com o resultado negativo, o animal já será encaminhado para a castração. “É importante frisar que a cirurgia ocorrerá por ordem de chegada. Vamos castrar entre 15 a 20 animais por semana”, explicou Delgado.

 

Além de exames, na data marcada o animal receberá a vacina anti-rábica, será registrado e identificado, e terá um microchip implantado. Os proprietários não precisam comprovar pobreza, mas terão que assinar documento se declarando de baixa renda, apresentar CPF e comprovante de endereço, e assinar termo de responsabilidade pelo animal.

 

Castração de animais de rua

 

Entre os dias 23 e 26 de junho a Secretária de Saúde de Itaúna realizou, no Centro de Zoonoses, as primeiras 60 cirurgias de castração em animais recolhidos nas ruas da cidade. A iniciativa foi possível através de uma parceria entre Prefeitura, Ministério Público, AIDA (Associação Itaunense de Defesa Animal) e ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental).

 

Os animais castrados estão disponíveis para adoção. Caso não sejam adotados serão devolvidos para as ruas, entretanto, não poderão se proliferar e serão monitorados através do microchip de identificação.