Objetivo do processo é testar os equipamentos e conscientizar os moradores próximos sobre o alerta emitido pelas sirenes
A mineradora Jaguar Mining encaminhou um comunicado informando que, na próxima semana, a empresa e a Defesa Civil, realizarão testes com o acionamento de sirenes do Sistema de Alerta de Emergência, instaladas na região da barragem de Turmalina, situada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará.
De acordo com a empresa, o objetivo do processo é testar os equipamentos e conscientizar os moradores próximos sobre o alerta emitido pelas sirenes. Além disso, um simulado de evacuação do plano de emergência da barragem também será realizado, com o intuito de orientar as pessoas que estiverem dentro da zona de autossalvamento (ZAS), em caso de emergências no local.
A Jaguar informou ainda que as pessoas que devem participar destes processos já foram comunicadas previamente, sendo não necessária a presença de quem não foi notificado. As sirenes emitirão uma mensagem de voz e tocarão um sinal de alerta, logo em seguida.
O teste de acionamento da sirene será realizado nesta segunda (29), entre as 10h e 12h. Já o simulado e o segundo teste ocorrerá na próxima quinta-feira (01), às 14h.
A barragem
A barragem de Turmalina foi construída no ano de 2009 e tem a capacidade total de 790.682,7 m³ de rejeitos.
Foto: Reprodução/Facebook