A criação da comissão foi sugestão do deputado (Foto: Divulgação)

A criação da comissão foi sugestão do deputado (Foto: Divulgação)

O deputado Jaime Martins (MG) foi eleito presidente da subcomissão especial das ferrovias e do trem de alta velocidade, vinculada a Comissão de Viação e Transporte (CVT). A eleição ocorreu durante a instalação do Colegiado que também escolheu os deputados Geraldo Simões (PT-BA) e Edinho Bez (PMDB-SC) como vice-presidente e relator, respectivamente.

 

“O país cometeu um erro histórico ao abandonar as suas ferrovias na nossa matriz de transporte. Ela ainda tem um papel muito aquém do que deveria ter. Para um país de dimensões continentais, com economia baseada em produtos primários, precisaríamos ter um alcance maior da malha ferroviária. E essa subcomissão é exatamente para isso, impulsionar os trens para cargas, tirando os caminhões das rodovias. Melhor ainda se também conseguirmos implantar um sistema de trens para passageiros”, justificou Martins.

 

Nos próximos dias a subcomissão receberá sugestões para construir o plano de trabalho. O parlamentar apontou que o plano deverá conter audiências, visitas a obras e empresas que executam ferrovias, intercâmbio de tecnologias e experiências, seminários e discussão de projetos em análise na CVT.