O deputado colocou o nome dele à disposição do partido na última sexta-feira (15) (Foto: Divulgação)

O deputado federal, Jaime Martins (PSD) se reuniu nesta segunda-feira (18) com o prefeito de Belo Horizonte e presidente do PSB, Márcio Lacerda para afunilarem a formação da chapa para disputar a prefeitura da cidade. O parlamentar anunciou a pré-candidatura no final da semana passada. As negociações caminham para uma composição entre o PSD e PSB.

Ao PORTAL, Jaime Martins diz ter uma proximidade com a capital mineira e conhecer todos os problemas da cidade. Citou o fato de já ter morado lá e também estudado. O deputado contou que a construção da pré-candidatura começou ainda no ano passado. Entretanto, na época houve a filiação de Délio Malheiros e ele foi lançado pelo PSD como pré-candidato.

“Então, me afastei dando tempo para que ele tocasse o projeto. Entretanto, o projeto não veio, o partido está chegando as portas das eleições sem uma definição de como vai tocar a campanha e o que dissemos é que o PSD não ficará sem um candidato. Se for o caso estamos prontos para enfrentar o desafio”, afirmou.

O momento ainda é de diálogo.

“Estamos dialogando com todas as frentes. Estaremos hoje com o prefeito Márcio Lacerda conversando sobre o processo eleitoral, vamos ter reuniões partidárias ao longo da semana para que a gente tome a decisão”, completou.

Jaime antecipou que é desejo de Márcio Lacerda a composição da chapa. O impasse é definir quem irá encabeça-la. Fontes do PORTAL afirmaram que já estaria quase certo que o parlamentar entraria como vice, entretanto ele não confirmou.

“Essas discussões irão evoluir no decorrer das semanas”.

De olho em 2018

O deputado colocou o nome dele à disposição do partido na última sexta-feira (15) (Foto: Divulgação)

O deputado colocou o nome dele à disposição do partido na última sexta-feira (15) (Foto: Divulgação)

A disputa à prefeitura de BH estaria condicionada a um acordo para 2018, quando o deputado deverá se candidatar ao Senado. Ao PORTAL Jaime foi mais ambicioso. Embora tenha dito que “não há relação direta” entre os dois pleitos, ele disse que o PSD disputará as eleições majoritárias daqui a dois anos e que isso, inicialmente, abre espaço para o governo de Minas.

“As coisas são consequências dos resultados. Não existe uma candidatura isolada. Claro que o PSD deseja disputar as eleições majoritárias e quem deseja disputar eleições majoritárias, deseja disputar as eleições para o governo. Sabemos que com essa proliferação de 33 partidos, ninguém, chega sozinho a esses objetivos”, enfatizou.

Divinópolis

Apesar de estar participando das discussões em BH, Jaime afirma estar presente em Divinópolis e demais cidades da região. Ressalta ainda que de certo há apenas o mandato dele a deputado federal.

“É um trabalho de folêgo, claro que você tem que se desdobrar […] A princípio minha candidatura é a deputado federal, estou buscando, fazendo articulações para que possamos ter, quem sabe, espaço na chapa majoritária. Isso é um processo de construção”.

Sobre as eleições em Divinópolis, também disse estar participando ativamente com reuniões diárias. O PSD tem como pré-candidato o vice-prefeito, Rodrigo Resende.

“Temos as mídias, meios de comunicação, TVs, que ajudam a multiplicar a presença”, concluiu.

Cenário

Caso a candidatura à Prefeitura de BH se concretize o espaço fica mais amplo para o deputado estadual, Fabiano Tolentino (PPS) disputar uma cadeira à Câmara Federal em 2018.