Foto: Divulgação

O deputado Federal, Jaime Martins (PSD-MG), apresentou um projeto tecnológico e inovador para o município de Divinópolis, nesta segunda-feira (17). A proposta do “Cidades Inteligentes” foi mostrada nesta manhã, na Prefeitura, durante uma reunião com o chefe do Executivo, Galileu Machado, o diretor Municipal de Tecnologia e Informação, Bruno Pereira e os vereadores, Rodrigo Kaboja, Janete Aparecida e Ademir José da Silva.

O projeto que contempla tecnologia de ponta para a iluminação pública e transporte de dados é considerado revolucionário e Divinópolis poderá  ser uma das primeiras “Cidades Inteligentes” do Brasil.

O programa prevê a modernização da iluminação pública em até três vezes mais que a atual e a troca total de lâmpadas a cada dez anos, o que garantirá uma atualização constante do sistema e redução das despesas com manutenção de equipamentos.

O deputado federal, Jaime Martins já exerceu a presidência da Comissão de Mobilidade Urbana (CMO) e também a de Viação e Transportes (CVT), portanto, entende o quanto é preciso trabalhar para que os avanços tecnológicos sejam integrados na solução dos problemas urbanos.

Além de diversos seminários sobre o assunto, Jaiminho também esteve na China em Janeiro deste ano e tem estudado bastante sobre o projeto.

De acordo com ele, o objetivo do “Cidades Inteligentes” é modernizar os sistemas e explorar ao máximo suas potencialidades, auxiliando a administração pública a fazer uma gestão mais eficiente com inovação, sustentabilidade, inclusão e conectividade.

Em Divinópolis, por exemplo, existem atualmente mais de 40 mil pontos de iluminação de rede pública. Com a implantação do projeto, o município poderá usufruir melhor dele, não só com luminárias mais eficientes, mas também com a dimerização, ou seja, lâmpadas com uma leitura automática da necessidade de aumentar ou diminuir sua intensidade em pontos e ocasiões específicas, com isso, ganha-se muito em termos de segurança pública.

A Cidade Inteligente é capaz de fazer o cruzamento das informações geradas pelas soluções digitais. Por meio da implantação de uma rede Wi-Fi o sistema integra o “Olho Vivo” e também gera dados indicadores do fluxo de trânsito para monitoramento dinâmico dos semáforos, chegando até mesmo a ter mais controle sobre a frota municipal para inibição de abusos.

“Sou um grande idealizador de uma ‘Divinópolis Inteligente’ porque através dela passaremos a utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população. É fundamental pensar no futuro e o desenvolvimento das “Cidades Inteligentes” passa a ser uma real necessidade. Soluções inteligentes estabelecem métodos para utilização mais consciente dos serviços públicos, reduz custos operacionais de manutenção, aumentando o tempo de vida da infraestrutura existente na cidade.”, explica o deputado Jaime Martins.

O projeto também proporciona impactos diretos em outras áreas. Diante disso, Jaime idealizou para Divinópolis a implantação do sistema que será capaz de gerar mais efetividade, ampliar a qualidade dos serviços e, principalmente, reduzir custos para a prefeitura, além de diminuir de forma gradativa as taxas de iluminação pública e outros serviços.

“Não poderia deixar de trazer esse projeto para minha cidade. Esse é um sistema poderoso de gerenciamento de iluminação que dará um toque de modernidade ao município,  melhorando a Segurança Pública e ao final reduzindo mais da metade da taxa de iluminação, além da inserir tecnologia, como por exemplo Wi-Fi nas praças públicas e monitoramento de olho vivo na cidade inteira”, destacou o deputado.

Sem custos

Para a implantação do Sistema Cidade Inteligente em Divinópolis, a prefeitura não terá despesas extras, tendo em vista que, atualmente já existe em suas planilhas de custo, os gastos com a iluminação pública. O projeto prevê apenas a migração do aporte para a troca gradativa da prestação de serviços, após a licitação do novo prestador.

O prefeito, Galileu Machado ficou muito interessado no projeto e prometeu estudar sua viabilidade em breve. As próximas reuniões já vão acontecer na semana que vem.