O escritor e membro da Academia Divinopolitana de Letras (ADL), Joaquim Medeiros de Oliveira lançou, em Divinópolis, seu segundo livro. Intitulado “30 anos Neguinho”, o livro reúne contos, crônicas e causos. O lançamento foi na biblioteca pública municipal Ataliba Lago, na sala de multimeios.
“Acredito que o livro apresenta uma linguagem mais madura e encorpada, onde consegui reunir muitas histórias e casos, alguns mais intrigantes e misteriosos, outros cômicos! E com esse projeto, espero contribuir um pouquinho que seja com a preservação e divulgação da cultura em nossa cidade”, afirma Medeiros.
A bibliotecária Geisa Grego, destaca que “o autor narra com saudosismo e riqueza poética, fatos cotidianos de sua vida familiar”.
O autor
Joaquim Medeiros de Oliveira é natural de Igaratinga (MG), nascido em 23 de junho de 1950. Mudou-se ainda criança para Divinópolis, onde estudou e casou. Cursou o primário na E.E. Joaquim Nabuco, e 1º e 2º graus no Colégio São Tarcísio. Descobriu seus dons literários ainda jovem, quando conheceu os versos de Catulo da Paixão Cearense, Henriqueta Lisboa, Cecília Meirelles e Lúcia Casasanta. Em 1974, foi vencedor do 1º concurso literário do Colégio São Tarcísio, com o poema “Terra Seca”.
Autor de diversas crônicas, contos e “causos”, somente em 2003, aos 53 anos publicou seu primeiro livro: “Sal no fogo”, onde reúne deliciosos casos familiares, contos, crônicas e muito lirismo. O sucesso dessa publicação valeu-lhe a indicação para a Academia Divinopolitana de Letras, onde tomou posse em 2008, ocupando a cadeira nº 18, tendo como patrono o imortal escritor paraibano José Lins do Rego. Joaquim ainda se dedica a visitas periódicas a escolas públicas, onde faz palestras e conta histórias.
Com “30 anos Neguinho”, Joaquim Medeiros de Oliveira consolida a posição de autor cronista e contista, com simplicidade e percepção poética.