Diego Henrique
Amigos e familiares lançaram uma campanha nas redes sociais, em prol da estudante de medicina, Isabela Cristina. Ela tem 26 anos e no dia 9 de fevereiro foi diagnosticada com leucemia . Desde então, a jovem foi internada em Belo Horizonte e o tratamento com a quimioterapia foi iniciado.
Em consequência da quimioterapia, a jovem perdeu os cabelos e o irmão dela, de 16 anos mostrou apoio incondicional e também raspou a cabeça em solidariedade.
“Neste momento tão difícil, nós familiares e amigos, precisamos estar ao lado dela e a atitude do irmão, deu mais força para que ela prossiga no tratamento,” disse Sandra Aparecida, tia da jovem.
O irmão dela e os pais realizaram o exame de compatibilidade, porém todos deram negativo. Foi a partir daí que a campanha foi lançada com o objetivo encontrar um doador compatível para que o transplante seja realizado e o tratamento tenha maior eficácia.
Doação
Para ajudar Isabela, como qualquer outro paciente é muito fácil, basta o candidato com idade entre 18 e 55 anos comparecer no Hemominas que fica na Rua José Gabriel Medef, perto do Hospital Santa Mônica, 221, no Bairro Padre Libério. O hemonúcleo funciona entre 7h e 12h.
É necessário apresentar documento com foto para realizar o cadastro. No momento do cadastro, é colhida uma amostra de sangue que vai para um banco de dados nacional e as informações são cruzadas com a de pacientes que necessitam da doação. Caso o candidato seja compatível, ele poderá doar e salvar uma vida.
A doação da medula óssea pode ser realizada através de punção no osso da bacia, onde o doador é anestesiado e passa por um pequeno procedimento cirúrgico de, aproximadamente 90 minutos e também através da Aférese, quando o procedimento de coleta é por via periférica, que se assemelha a uma doação de sangue. O paciente não é anestesiado e não fica internado.