CASA-MARIA-PAOLA-PREFEITURA
Foto: Prefeitura de Divinópolis

Foi necessária essa ação devido à instabilidade no funcionamento das necessidades básicas para o funcionamento do abrigo.

Em razão das fortes chuvas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) comunicou à população que após análise técnica detalhada da estrutura da Casa Maria Paola, foi determinada, por recomendação da Defesa Civil, a retirada imediata e temporária das acolhidas. Essa medida visa garantir a segurança das menores e foi tomada em caráter emergencial.

Corte do fornecimento de energia

A inspeção revelou um significativo umedecimento das fiações elétricas, o que resultou no corte do fornecimento de energia, tornando inviável a continuidade das atividades no local. Como alternativa, a Secretaria Municipal de Assistência Social, com base no Sistema Único de Assistência Social e nas diretrizes da Proteção Social Especial, providenciou o encaminhamento emergencial das acolhidas à Casa Santa Isabel.

A Vice-Prefeita Janete Aparecida acompanhou e coordenou de perto todo o processo, reforçando as responsabilidades do Poder Executivo na mediação e monitoramento da situação. As acolhidas receberam a devida orientação de forma respeitosa e segura sobre o novo ambiente, com a devida atenção ao comportamento e à convivência necessária para o bom andamento da adaptação.

Avaliação para planejamento das intervenções

Além disso, técnicos da Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas (Semfop) e da construtora responsável pela reforma da Casa Maria Paola foram acionados para realizar uma avaliação inicial e o planejamento das intervenções corretivas necessárias.

A Prefeitura de Divinópolis reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar das crianças e adolescentes atendidos, monitorando de perto todas as etapas do reparo da Casa Maria Paola. A gestão também reconhece e agradece a colaboração das Associações Imaculada Conceição (Casa Santa Isabel) e Imaculada do Espírito Santo (Casa Maria Paola), que, prontamente, se uniram para minimizar os impactos dessa situação e garantir a continuidade dos cuidados às acolhidas.

A Prefeitura permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos e reforça que está comprometida com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes do município.