Vereador Rodrigo Kaboja Presidente da Camara de Divinopolis
O projeto foi apresentado pelo vereador Kaboja com apoio da Mesa Diretora (Foto: Liziane Ricardo/CMD)

 

Amanda Quintiliano

Após um período de turbulência da bancada do PMDB, o vereador de Divinópolis, Rodrigo Kaboja (PSD) foi escolhido pelo prefeito Galileu Machado (PMDB) para tentar melhorar a relação do governo com o legislativo. Ele foi nomeado Líder do Executivo. O documento oficializando foi lido na reunião desta quinta-feira (28).

Em tom de conciliação, Kaboja abriu o pronunciamento parabenizando o vereador, Edson Sousa. Ele deixou a função após embates “pessoais” com o presidente da Câmara, Adair Otaviano (PMDB). Para não polemizar, o novo líder disse que Sousa desempenhou “muito bem” a função “defendendo as convicções políticas do governo”.

Entretanto, Edson tentou algumas vezes protelar a votação de projetos, principalmente os de suplementações. Questionando a destinação dos recursos, eram travadas longas discussões entre os peemedebistas.

Tom

Kaboja quer seguir uma linha diferente. Afirmou que quer ser a “voz sensata, equilibrada e ponderada junto ao Executivo”.

“Assumo colocando à disposição dos meus pares e do governo a minha experiência de cinco mandatos como vereador e o tempo de aprendizado como presidente da Câmara. Serei um líder com capacidade de escutar e também de me posicionar sem temor”, afirmou.

O líder do executivo ainda falou de planejamento e organização. Propôs a elaboração de um cronograma de trabalho para os próximos três meses e foi mais longe. Ele também falou em estabelecer prioridades para viabilizar recursos para tirar propostas do papel. Um trabalho de união entre os poderes.

Picuinha

De forma delicada ele tocou na ferida e falou da “onda de picuinhas” que tem tomado as reuniões da câmara.

“O povo que acompanha esta casa espera debates menos políticos e que apontem os posicionamentos de cada um em relação aos temas que realmente fazem a diferença para melhorar a vida do cidadão, o que não tem acontecido aqui”, disparou, saindo em defesa do presidente.

“As questões burocráticas desta casa que fiquem para os órgãos de fiscalização, para que o presidente tenha tempo de colocar seu plano de trabalho em ação” e acrescentou: O cidadão está mesmo preocupado com as questões da segurança, saúde, educação, do transporte público, do tratamento de esgoto, do salvamento do Rio Itapecerica.

Elogio

O vereador teceu elogios a Galileu. Pontuou que ele conseguiu administrar a mais grave crise financeira da história dos 105 anos de Divinópolis. Manteve até o momento os salários em dia dos servidores, além de ter conseguido destravar impedimentos para as obras de duplicação do anel rodoviário.