O presidente da câmara comentou sobre as eleições de 2020 e diz acreditar que irá se destacar quem conseguiu resultados para a base eleitoral

Ilídio Luciano

Há uma semana do início das reuniões ordinárias na Câmara Municipal de Divinópolis, no último ano da atual Legislatura, o presidente Rodrigo Kaboja, fala sobre eleições municipais.

O presidente afirma que entre os atuais vereadores sairá na frente pela reeleição aquele parlamentar que conseguiu algum trabalho relevante para sua base eleitoral.

“Na eleição ocorre o seguinte, você só colhe o que plantou; a população hoje quer saber de resultados, então no meu entendimento, dos vereadores que aqui estão, aquele que conseguiu levar alguma coisa de bom para sua base eleitoral, acredito que sai na frente para tentar a reeleição em comparação com outros que não tiveram o mesmo empenho”, comenta.

Renovação encoraja

Kaboja acredita que a renovação realizada no último pleito eleitoral, em 2016 encoraja muitas pessoas a tentarem uma das 17 cadeiras na Câmara Municipal.

“Na última eleição nós tivemos a renovação de 12 dos 17 vereadores na Câmara Municipal de Divinópolis. Com isso houve o encorajamento de várias pessoas em tentar uma vaga de vereador. Nós vimos alguns vídeos de pessoas bastante eufóricas que querem ganhar a eleição de qualquer forma, mas as coisas não acontecem desta maneira”, orienta.

Kaboja cita o deputado Cleitinho, que utiliza as redes sociais para a mobilização popular, mas acredita que a cópia desta receita por outras pessoas, pode não ter o resultado positivo.

“Vídeos de pessoas criticando e desmoralizando o prefeito, chutando latas e outras ações, acredito que são ridículos e o povo não vai cair nessa mais não. Temos uma pessoa que iniciou esse tipo de trabalho, que foi o Deputado Cleitinho, a quem eu respeito muito; mas tem muita gente que copia essas ações e querem tirar vantagens desses vídeos”, acredita.

O presidente do Legislativo Municipal cita o trabalho especifico dos vereadores, mas afirma que a população quer resultados concretos de seus representantes.

 “Sabemos que o papel dos vereadores é legislar, fiscalizar, acompanhar o trabalho do executivo, mas sabemos também que, a expectativa da população é que melhore a saúde, a segurança, que nossos deputados trabalhem. O povo quer resultado”, declarou.

Voltar não é fácil

Por fim, Kaboja comentou sobre aqueles possíveis pré-candidatos que já ocuparam cadeiras no Legislativo municipal e que não conquistaram vitória na última eleição municipal e que também utilizam as redes sociais para atacar o trabalho dos atuais vereadores.

“Vejo como normal a atitude dessas pessoas, uma vaga aqui na Câmara é muito difícil, pois eu sei bem o que é ser derrotado nas urnas; fui um dos mais votados em todas as eleições que venci, mas fui derrotado três vezes. Posso afirmar que, voltar é muito difícil, mas desejamos sucesso a cada um deles, nessa empreitada que não é fácil”,finaliza.