Redação
O Centro Municipal de Apoio à Saúde (CEMAS), conhecido como Laboratório Municipal de Análises, recebeu certificado de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) com uma nota de 91,26%.
O título é conquistado pelos laboratórios que se inscrevem para participar e que são avaliados mensalmente durante um ano. Todos os meses são enviadas amostras sintéticas para a análise. Ao final do período faz-se uma média da pontuação obtida durante todo o ano e atribui-se a certificação.
Laboratórios com nota inferior à 70% são considerados inaceitáveis, entre 70 e 85% é considerado bom/aceitável e os que receberem nota média acima de 85% recebem o certificado de excelência.
De acordo com o bioquímico, Júlio Fernandes de Souza, internamente participar de um programa como este auxilia na melhoria da prestação do serviço, na eficiência dos resultados, mas também a diagnosticar problemas e procurar a solução, como ter que trocar um fornecedor de material para determinado exame, a fim de alcançar melhores resultados.
Já o coordenador da unidade, José Luiz de Sousa, destacou a importância desta certificação para o público externo. “Ser considerado excelente dá mais confiança à população de estar recebendo um serviço de qualidade e também à classe médica que poderá confiar ainda mais nos resultados apresentados pelo Cemas no diagnóstico de seus pacientes” disse.