Portal Centro-Oeste
Um mamógrafo foi apreendido em Lagoa da Prata durante a Operação Zona Cinzenta deflagrada pela Polícia Federal, nesta terça-feira (16). Agentes federais cumpriram 61 mandados de buscas em 47 municípios de 19 estados, um deles na cidade do Centro-Oeste de Minas.
Também foram alvos da fiscalização clínicas e empresas de SC, AL, AP, BA, ES, GO, MA, MS, MT, MG, PB, PE, PR, PI, RJ, RS, RO, SP, SE) e no Distrito Federal. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.
Em Minas foram cumpridos mandados também em Belo Horizonte, Governador Valadares, Araxá, Uberaba, Muriaé e Pouso Alegre.
A operação visa combater fraudes na importação de equipamentos de diagnóstico médicos. Essa é a segunda fase da Operação Equipos, desencadeada em agosto de 2017. Os prejuízos aos cofres públicos chegam a R$20 milhões.
Os alvos da operação são empresários e pessoas jurídicas do ramo de exportação e importação, revendedores, clínicas, hospitais, despachante aduaneiro, além de um doleiro apontado como responsável pelo repasse de recursos ilícitos ao grupo.
Ninguém foi preso em Lagoa da Prata. O nome da clínica também não foi divulgado.
Os crimes apontados são corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, contrabando, facilitação do contrabando e falsidade ideológica, cujas penas máximas, somadas, podem chegar a 23 anos de reclusão.