ônibus desgovernado divinópolis mata duas pessoas
O freio de mão do ônibus rompeu (Foto: Reprodução Redes Sociais)

O veículo é usado como reserva pela empresa licitada pela Semed para transporte de alunos; Veículo transportava reinadeiros em outra contratação

A pré-candidata a prefeita Laiz Soares (PSD) propôs, neste domingo (7/7), que a Prefeitura de Divinópolis realize, com urgência, uma revisão e manutenção preventiva em toda a frota de veículos, após tragédia envolvendo um ônibus reserva da empresa que faz o transporte escolar da rede municipal. O caso aconteceu no sábado (6/7), no bairro Campina Verde, quando o freio de mão do veículo se rompeu. Duas pessoas morreram.

A empresa contratada pela Semed é a mesma que venceu a licitação para transporte de reinadeiros da Secretaria Municipal de Cultura, conforme a prefeitura de Divinópolis. (Leia abaixo o que diz a prefeitura)

No vídeo, Laiz Soares adota um tom apaziguador e enfatiza a importância de medidas preventivas para garantir a segurança dos cidadãos, especialmente das crianças que utilizam o transporte escolar diariamente.

“Quero me dirigir de forma muito respeitosa ao prefeito e à vice-prefeita e pedir em nome da população que seja realizada, o quanto antes, o mais urgente possível que seja feita uma revisão e uma manutenção desses ônibus escolares para que a gente não tenha mais casos de acidentes como esse”, afirmou Laiz Soares.

A proposta inclui a realização de uma revisão completa em todos os veículos da frota municipal, com especial atenção aos ônibus escolares. Ela sugere que essa medida ocorra de forma imediata, a fim de prevenir possíveis falhas mecânicas, bem como estruturais. Assim, evitando algum risco que possa comprometer a segurança das crianças que utilizam o transporte.

“Imaginem só se a gente tivesse crianças dentro desse ônibus quando aconteceu esse acidente, o quanto poderia ter sido ainda mais grave e fatal?”, questionou.

Ônibus escolar e transporte de reinadeiros

A empresa licitada e contratada para realizar transporte escolar de alunos da rede municipal de ensino utiliza o ônibus que apresentou problemas como reserva. Conforme a prefeitura de Divinópolis, ele não está cadastrado, em nenhuma rota fixa, na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O veículo fazia o transporte dos reinadeiros a partir de licitação realizada pela Secretaria Municipal de Cultura. Ainda de acordo com a prefeitura, esse contrato não tem qualquer relação com os contratos da Semed.

“O que ocorreu é que a empresa em questão ganhou licitação na Secretaria de Cultura”, informou a prefeitura.

A plotagem com a logo da Semed vem do cumprimento legal de que todos os veículos contratados pela pasta precisam estar identificados e vistoriados, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e o Decreto Municipal 13177/2019.

“E a empresa tinha esse veículo como reserva para atender ao contrato.”, informou a prefeitura.

Ainda de acordo com a prefeitura, todos os veículos escolares ativos são vistoriados semestralmente e fiscalizado diariamente pelas unidades escolares, bem como pela Semed.

Tragédia em acidente de ônibus

Um homem e uma mulher morreram atingidos pelo ônibus. Conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o freio de mão do veículo se rompeu na rua Alto do Chuá, descendo o morro desgovernado e atingindo pessoas e carros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu as vítimas, porém nenhuma resistiu aos ferimentos. Uma mulher ficou ferida, contudo, dispensou atendimento hospitalar.