Candidata a prefeita de Divinópolis se comprometeu em analisar cada uma das reivindicações
A candidata à prefeita de Divinópolis, Laiz Soares (PSD), assinou um termo de compromisso com os sindicatos que integram o Movimento Sindical Unificado, nesta segunda-feira (2/9). A reunião ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Divinópolis (Sinttrodiv).
Além do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram) e do Sinttrodiv, mais oito sindicatos estavam representados da reunião mobilizada devido as eleições de 2024.
- Sinpro: Sindicato dos Professores no Estado de Minas Gerais
- Sind-Ute: Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais
- Sintect: Sindicato dos Trabalhadores dos Correios
- Sintemd: Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Municipal de Divinópolis
- SIETHD: Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Divinópolis e Região
- Sindicomerciários: Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Divinópolis e Região
- Sinpospetro: Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Divinópolis
Ao assinar o documento, Laiz Soares, que estava acompanhada de seu candidato a vice, Ademir Silva, não se comprometeu com todas as reivindicações. No entanto, ela garantiu que avaliará a viabilidade de cada uma.
“Concordo com tudo que foi colocado aqui [no termo de compromisso], é possível. Eu preciso avaliar, e isso será feito”, assegurou a candidata.
Ela também garantiu a realização de concurso público para todas as áreas, mas afirmou que é “impossível” acabar com a terceirização no serviço público.
“Sem dúvida, vou convocar concurso para todas as áreas, mas é impossível acabar com a terceirização no serviço público”, reafirmou.
Ainda afirmou que, se eleita, nomeará os aprovados no concurso público previsto para este ano.
“Estão dizendo que eu não vou convocar os aprovados no concurso público. Isso é mentira. É fake news”, declarou.
Cargos de confiança
A candidata preferiu não assumir o compromisso de destinar 75% dos cargos comissionados a servidores de carreira.
“Eu não vou lotear os cargos comissionados, mas preciso ter certeza de quem são as pessoas de confiança. Elas não precisam, necessariamente, ser apoiadores de campanha. Quero servidores nos cargos comissionados, mas também preciso de pessoas da minha confiança. ‘Cargo de confiança’ é para quem eu confio, e não vou prometer 75%, pois seria irresponsável da minha parte, mas vou buscar chegar a um bom número”, explicou.
Laiz assina termo de compromisso com sindicatos e Sintram apresentará outro
O vice-presidente do Sintram, Darly Salvador, que representou o sindicato no encontro, afirmou que a entidade terá um Termo de Compromisso individual.
“Nós encaminharemos o Termo de Compromisso individual do Sintram para a assinatura dos dois candidatos a prefeito de Divinópolis. Tanto a candidata Laiz quanto o candidato Gleidson serão convidados a assinar esse documento, que incluirá apenas as reivindicações dos servidores públicos municipais”, afirmou.
De acordo com Darly Salvador, o Sintram é um dos cofundadores do Movimento Sindical Unificado, razão pela qual também assinou o Termo de Compromisso conjunto apresentado à candidata Laiz Soares.
“O Sintram assinou esse documento unificado por ser parte ativa do Movimento Sindical e por concordarmos com todas as reivindicações expressas. No entanto, entendemos que é necessário haver um Termo de Compromisso específico para atender às demandas que nossos servidores estão pleiteando há tantos anos”, esclareceu.
Com informações do Sintram