Laiz e Ademir lançam comitê eleitoral nesta sexta-feira (23/8)
Foto: Amanda Quintiliano / Portal Gerais

Candidatos iniciaram a campanha participando de uma missa e de um café com apoiadores onde receberam as benções dos pais de Laiz

Laiz Soares (PSD) e Ademir Silva (PSDB) – candidatos à prefeitura de Divinópolis nas eleições 2024 – deram início à campanha eleitoral nesta sexta-feira (16/8). O lançamento oficial ocorreu durante uma missa na Igreja Santuário de Santo Antônio, no centro da cidade.

Em seguida, participaram de café com apoiadores onde receberam as benções dos pais de Laiz. A deputada estadual Lohanna França (PV) também participou dos primeiros compromissos de agenda.

Laiz Soares e Ademir: Plano de governo

Em entrevista ao PORTAL GERAIS, Laiz Soares destacou a saúde como sua principal prioridade caso seja eleita.

“A primeira prioridade é a saúde. Precisamos resolver a crise atual. A saúde está na UTI. Divinópolis precisa dar um salto de qualidade na gestão e no planejamento do sistema de saúde municipal. Precisamos aumentar a presença de profissionais e contratar mais médicos, tanto especialistas quanto generalistas. Os pontos de saúde devem ser mais resolutivos para desafogar a UPA. Queremos construir uma UPA pediátrica para cuidar das crianças separadamente dos adultos, devido à alta demanda infantil na cidade. Também pressionaremos o governo para concluir o Hospital Regional o mais rápido possível.”

Acompanhe a cobertura completa das eleições 2024 no PORTAL GERAIS.

Proposta: Telemedicina

A candidata a prefeita Laiz Soares também apresentou propostas para melhorar os atendimentos.

“Vamos implementar medidas de gestão como telemedicina para reduzir as filas de consultas, exames, bem como cirurgias. Faremos parcerias com hospitais privados e compraremos leitos. Tudo que estiver ao nosso alcance será feito para melhorar a saúde, que é nossa obsessão.”

Economia

Além da saúde, Laiz mencionou outras prioridades para Divinópolis.

“Após a saúde, minha grande preocupação é com a economia da cidade. Queremos aumentar a arrecadação, capacitar a mão de obra, atrair investimentos, fortalecer empresas locais e desburocratizar processos como a abertura de empresas. Precisamos evitar a perda de empresas para outras cidades.”

Em seguida, a postulante à prefeitura de Divinópolis também abordou a educação como uma prioridade essencial.

“A educação é fundamental, embora muitas vezes negligenciada por políticos que buscam resultados imediatos. No longo prazo, uma boa educação gera desenvolvimento econômico. Países como a Coreia do Sul mostraram que o desenvolvimento vem através da educação. Precisamos melhorar a qualidade da educação pública, garantir vagas em Cemei’s e ampliar o acesso a crianças a partir de 6 meses. Nossa meta é zerar a fila de espera para Cemei’s e estabelecer parcerias privadas para garantir vagas.”

Laiz concluiu destacando que saúde, economia, assim como a educação serão os três pilares do governo, caso eleita prefeita de Divinópolis.

Vice também fala em prioridades

Ademir Silva, candidato a vice-prefeito, também apontou a saúde como prioridade.

“Estamos vendo uma grande deficiência na saúde e na educação em nossa cidade. Além disso, Divinópolis precisa urgentemente focar na geração de empregos e no fomento da economia. Pretendemos atrair grandes empresas, capazes de gerar empregos e levar o nome de Divinópolis para todo o país. Isso é possível, Divinópolis tem potencial.”

Ele também abordou os planos para a saúde no município.

“Atualmente, gastamos R$ 1,3 milhão por dia na área da saúde, mas ainda falta uma gestão eficiente para garantir um atendimento de qualidade à população. Precisamos priorizar aqueles que dependem do SUS, assegurando que não faltem medicamentos nos postos e médicos nos centros de saúde. Além disso, queremos criar uma UPA infantil para que nossas crianças sejam atendidas separadamente dos adultos, com pediatras capacitados.”

Urgência do Hospital Regional

Conforme Ademir, há urgência em concluir a construção do Hospital Regional de Divinópolis, bem como colocá-lo em funcionamento.

“Precisamos correr atrás do nosso hospital regional e adquirir leitos para que nossa população não precise buscar atendimento em outras cidades. Queremos que o atendimento prioritário seja aqui em Divinópolis, com outras cidades sendo uma exceção.”

*Com informações de Amanda Quintiliano