laiz soares e lohanna destinam verba para o cefet
Laiz e Lohanna visitaram o campus do Cefet em Divinópolis para anunciar a verba (Foto: Divulgação/Assessoria Lohanna)

Verba é oriunda de emenda do senador Rodrigo Pacheco

A deputada estadual Lohanna França (PV), anunciou nesta segunda-feira (8/7), a confirmação de envio de emenda no valor de R$ 2 milhões para o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), Campus Divinópolis. Ela conseguiu o recurso junto ao senador Rodrigo Pacheco (PSD), com articulação junto à presidente do PSD Mulher e ex-aluna do Cefet, Laiz Soares.

A diretoria usará a emenda para equipar o novo prédio de laboratórios de Mecânica, concluído este ano. Também usará a verba para a aquisição de maquinários para diversos laboratórios, como fundição, usinagem e soldagem.

Os novos equipamentos possibilitam aos alunos e professores trabalharem com tecnologias atuais e aplicadas ao mercado de trabalho. Conforme a deputada, alguns dos laboratórios funcionavam de forma precária ou nem funcionavam, alguns equipamentos já estavam obsoletos com mais de 20 anos de uso.

De acordo com o professor Emerson de Sousa Costa, diretor do Campus de Divinópolis, a liberação desse recurso para a aquisição de novos equipamentos representa um avanço não apenas para o Cefet, mas para toda a comunidade.

“É um ganho para toda a cidade, que contará com laboratórios bem equipados na instituição que poderão ser utilizados também no desenvolvimento de projetos para solução de demandas da indústria local, em parceria com empresas de Divinópolis”, explicou.

Articulação

A deputada Lohanna explicou o trabalho de articulação junto à Laiz e reforçou que educação sempre será uma prioridade no seu mandato.

“Fico muito feliz em enviar esse recurso, pois sabemos que muitos dos equipamentos que serão comprados, são um sonho antigo dos professores e alunos”.

Ex-aluna do Cefet, Laiz se disse emocionada em voltar para anunciar os recursos. Ela acredita no papel transformador da educação.

“Entendo a importância do Cefet para a educação, para a economia, para a comunidade. Com a educação e toda a capacidade técnica e tecnológica, tenho certeza que vão entregar mais desenvolvimento para Divinópolis”, disse.

Equipamentos

Conforme o Cefet, a verba articulada por Laiz e Lohanna, na usinagem, será usada para comprar novos tornos convencionais, torno CNC, assim como centro de usinagem CNC. Além disso, correlato aos processos de fundição, forno de fusão e misturador de areia.

Máquinas de ensaio para determinação e verificação de materiais e componentes da indústria. Sistema de refrigeração para simulação prática de ambientes com controle de temperatura. Novas máquinas para soldagem, promovendo o acesso dos alunos a mais atividades práticas. Investimento em equipamentos nas áreas de automação industrial e eletro-hidropneumática, promovendo grande perspectiva de parcerias com o parque industrial.

O Cefet em Divinópolis possui cursos técnicos, graduação e pós-graduação gratuitos.