laiz soares candidata a prefeita de divinópolis fala sobre economia
Laiz Soares candidata a prefeita de Divinópolis na roda de conversa da Acasp (Foto: Amanda Quintiliano)

Candidata à Prefeitura de Divinópolis defende incentivos e a criação de um fundo para comerciantes em momentos de crise e de obras públicas

A candidata à Prefeitura de Divinópolis nas eleições de 2024, Laiz Soares (PSD), foi a primeira a participar da roda de conversas organizada pela Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), nesta quarta-feira (28/8). Definindo-se como “liberal”, ao falar sobre economia, Laiz Soares declarou que o Estado não deve ser um obstáculo, mas sim um agente promotor de desenvolvimento econômico.

Entre suas propostas para a economia do município, Laiz Soares defende a criação de incentivos para o setor empresarial. Além disso, a implementação de um fundo de apoio para “momentos de crise e obras públicas”.

“Esse fundo vai oferecer empréstimos a juros baixos e subsídios, garantindo que as empresas consigam superar dificuldades temporárias, como as causadas pela obra na Magalhães Pinto. Vimos empresas fecharem por falta de planejamento da gestão”, afirmou.

Laiz Soares propõe incentivos para fomento da economia

Laiz propõe também incentivos para empresas que adotem práticas de sustentabilidade e inovação tecnológica. Por exemplo, a instalação de energia renovável, com direito a descontos no IPTU. Outra proposta visa a desburocratização do serviço público, para tornar mais ágeis os processos administrativos.

“O papel da prefeitura é impulsionar o desenvolvimento econômico. Sou liberal, acredito que o Estado não deve atrapalhar, mas precisa atuar como indutor do crescimento”, declarou Laiz.

Além disso, ela destacou a importância de aproveitar melhor as instituições públicas da cidade, como universidades e o Cefet. Assim, para criar um programa que prepare os jovens para o mercado de trabalho desde o ensino médio, com foco especial em tecnologia.

Propostas para segurança pública

No campo da segurança pública, Laiz Soares propôs a criação de uma guarda municipal para aumentar a segurança dos cidadãos e do comércio local. Ela também sugeriu a implementação do conceito de Cidade Inteligente, com um sistema de monitoramento integrado entre as forças de segurança, seguindo o modelo de Carmo do Cajuru.

Quanto à perturbação do sossego, tema frequente nas reuniões da Acasp, Laiz defendeu uma análise cuidadosa, com o apoio da Câmara Municipal, para criar leis que equilibrem as demandas dos cidadãos e do comércio.

Assistência social e urbanismo

A questão do aumento de pessoas em situação de rua também foi discutida. Laiz propôs programas voltados à recuperação social e à reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho, com uma atuação mais presente do poder público.

Para melhorar a mobilidade urbana, Laiz se comprometeu a criar 80 quilômetros de ciclofaixas em quatro anos.ômetros de ciclofaixas em quatro anos.

Gleison Azevedo (Novo) participa na próxima quarta-feira (4/9).