Hoje está em funcionamento a ETE do Rio Pará (Foto: Rodrigo Dias/PMD)

Hoje está em funcionamento a ETE do Rio Pará (Foto: Rodrigo Dias/PMD)

O Governo do Estado autorizou a Copasa a publicar o edital de licitação da Parceria Público Privada (PPP) do sistema de esgotamento sanitário de Divinópolis , no valor de R$ 239,84 milhões.

 

A PPP será na modalidade de concessão administrativa, pelo prazo de 26 anos, para ampliação e operação parcial do sistema de esgotamento sanitário do município de Divinópolis que inclui a execução das obras civis, compra de equipamentos, elaboração de projetos e o gerenciamento do sistema, que contará com toda infraestrutura para coletar, interceptar e tratar o esgoto.

 

Para viabilidade da prestação dos serviços serão implantados 74 quilômetros de redes interceptoras de esgotos nas bacias do Itapecerica, Pará e Ermida; construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto – ETE Itapecerica e ETE Ermida e de 19 estações elevatórias; e, a ampliação da ETE Pará. Além dessas obras, também será implementado o Programa Caça-esgoto para identificar e retirar os lançamentos indevidos de esgoto desses mananciais.

 

A implantação das ETEs Itapecerica e Ermida irá permitir que 90% dos esgotos coletados sejam tratados, que somados aos 10% da estação de tratamento existente na bacia do Pará, possibilitará o tratamento de 100% dos esgotos da cidade de Divinópolis.

 

Hoje, 10% do esgoto produzido já recebe tratamento na ETE Rio Pará, beneficiando o Distrito Industrial e o Bairro Icaraí.