
Liderados pelo grupo Novo Oeste, lideranças de Divinópolis foram em Ipatinga conhecer práticas adotadas por meio de consórcio
Dando continuidade às ações de promoção do desenvolvimento sustentável da região centro-oeste do estado, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Novo Oeste, apoiada pelo Sebrae Minas, realizou, na última quarta-feira (12/4), uma missão técnica em Ipatinga, no Vale do Aço. O objetivo foi conhecer as práticas de licenciamento ambiental adotadas pelo município.
A comitiva, formada por lideranças políticas de oito municípios do Centro-Oeste, visitou o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (Cimva), que atende 48 cidades, e realiza o trabalho de licenciamento ambiental em todas elas.
“Nosso objetivo é replicar esse projeto. Estamos articulando com o Cias (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste mineiro), que atende 35 municípios, para entender quais os próximos passos para tornar isso realidade”, explica o presidente do Grupo Novo Oeste, Leo Gabriel.
- Washington, Wellington e Flávio Marra são eleitos para a corregedoria de ética
- Motoristas de ônibus de Divinópolis se reúnem para decidir sobre greve
- “Vou festejar quando morrer”, “Espero que morra agonizando”: O ódio e ataques ao Papa Francisco nas redes sociais
- Homem condenado por crimes sexuais é preso pela Polícia Civil em Itaúna
- Avivar Alimentos realiza segunda edição da convenção “Executar” de estratégias comercial
Licenciamento ambiental
O licenciamento ambiental é um instrumento legal que possibilita o controle e o acompanhamento de atividades que utilizam recursos naturais, sejam poluidoras ou possam causar degradação do meio ambiente. A partir do licenciamento, a administração pública consegue aliar desenvolvimento e sustentabilidade.
“Contudo, essa aprovação costuma ser lenta e, em alguns casos, demora cerca de dois anos. Com a centralização desse processo nos consórcios, é possível agilizar os trâmites, como é o caso de Ipatinga, que diminuiu esse prazo para apenas 30 dias”, revela Leo Gabriel.
O gerente da Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, Leonardo Mól, explica que a centralização do licenciamento ambiental nos consórcios também torna os municípios mais competitivos, pois facilita e estimula a criação de novos negócios.
“O Sebrae Minas está contribuindo com recursos do programa Territórios Empreendedores, um projeto que trata sobre o desenvolvimento sustentável dos territórios”, finaliza.