Letícia Ferreira

 

O encontro reuniu cerca de 80 lideranças (Foto: Divulgação)

O encontro reuniu cerca de 60 lideranças (Foto: Divulgação)

“Há muito tempo, nós, líderes comunitários, precisávamos dessa capacitação, onde pudemos compreender ainda melhor, qual é nosso papel para buscarmos mais melhorias e fortalecer ainda mais nossas associações”, afirma Ronaldo Maurício do Carmo, presidente da Congregação das Irmandades Congadeiras de Divinópolis (Congadiv), avaliando o Encontro das Lideranças Comunitárias. O encontro ocorreu no último sábado (29), na sede da Gerdau.

 

O encontro promovido pela Federação das Associações de Moradores de Bairros e Conselhos Comunitários Rurais de Divinópolis (Fambaccord), em parceria com a Gerdau, buscou capacitar as lideranças comunitárias na promoção e realização de projetos. “A capacitação buscou mostrar não só o papel social do líder comunitário, mas os caminhos que devem ser seguidos para a realização das ideias. Houve palestras de mobilização e discutindo os principais processos para a realização de projetos. Sabemos que os recursos estão aí, mas muitos desconhecem o caminho”, ressalta o presidente da Fambaccord, Renato Ferreira.

 

Participação

 

Participaram do encontro 80 representantes de associações e líderes comunitários. O objetivo da Fambaccord é buscar novas parceiras e promover novos encontros e capacitações. “Esperávamos receber 40 pessoas. No entanto, participaram 60 pessoas”, comenta Renato. ”O caminho, com certeza, é esse, preparar as lideranças comunitárias para que possamos ter cada vez mais projetos realizados e pessoas beneficiadas”, concluiu.

 

Para Ronaldo, o convite para a participação do encontro foi muito importante no fortalecimento e na união das associações. “Nós, da Congadivi, buscamos parcerias para fortalecer nossa associação e realizar os projetos para se promover a cultura em nosso município”, destaca o presidente. O tema principal da palestra foi “a realização de projetos”, como planilha de custos, público-alvo e alguns dos problemas mais comuns enfrentados.