agencia novo oeste é tema do evento transformar juntos do sebrae
O Analista do Sebrae Denis Magela foi um dos palestrando apresentado o case da Agência Novo Oeste (Foto: Divulgação/Sebrae)

Evento abordou o case Agência Novo Oeste como um modelo de sucesso em ecossistema de inovação no Centro-Oeste de Minas

Lideranças de sete cidades do Centro-Oeste de Minas Gerais, integrantes da Agência de Desenvolvimento Novo Oeste, participaram do evento “Transformar Juntos”. O encontro, voltado para capacitação de gestores públicos, teve realização do Sebrae entre os dias 9 e 11 de julho, em Brasília (DF). A comitiva, convidada pelo Sebrae Minas, incluiu dez representantes das cidades de Divinópolis, Itaúna, Nova Serrana, Formiga, Oliveira, Bambuí e Lagoa da Prata.

O evento reuniu cerca de 2,5 mil participantes, incluindo 554 gestores públicos, assim como 425 agentes de desenvolvimento econômico, que trocaram experiências sobre políticas públicas municipais. Entre os presentes estavam Eduardo Soares, vice-presidente da Agência Novo Oeste e da Fiemg Regional Centro-Oeste, e Charles Martins Diniz, professor do Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Arcos).

Com 61 palestrantes, o evento abordou seis temáticas principais: compras públicas de micro e pequenas empresas, simplificação do ambiente de negócios, estímulo ao turismo, sustentabilidade, economia criativa, inovação e energia.

Agência Novo Oeste no evento Transformar Juntos

Denis Magela, analista do Sebrae Minas, foi um dos palestrantes no painel “Inovação Territorial”. Ele apresentou o case da Agência Novo Oeste como um modelo de sucesso em ecossistema de inovação no Centro-Oeste de Minas.

O projeto começou em 2019 com a união de lideranças de 18 cidades para discutir uma agenda regional de desenvolvimento. Tendo, assim, a inovação como um dos pilares. De acordo com ele, três anos depois, houve o pacto para inovação firmado, resultando na criação da Agência Novo Oeste, conectando os municípios da região.

“Atualmente, a Agência possui diversas câmaras temáticas que abordam, de forma coletiva, temas como inovação, agronegócio, turismo e políticas públicas. Este modelo de atuação conjunta promove um desenvolvimento regional, beneficiando todas as cidades envolvidas”, explicou Denis Magela, analista do Sebrae Minas.