Vereador de Divinópolis Marcos Vinícius
O vereador também falou em desburocratização para atrair mais empresas (Foto: Divulgação/CMD)

Este foi um dos motivos apresentados ao vereador Marcos Vinícius

Os aprovados no concurso da Prefeitura de Divinópolis estão pressionando pela nomeação. Nesta segunda (11), uma reunião entre os aprovados para o cargo de agente comunitário de saúde (referentes ao edital 02/17) e representantes da secretaria de saúde foi realizada.

Eles alegam, segundo vereador Marcos Vinícius (PROS), que houve duas contratações fora do certame, no chamados “contratos precários”, em outras palavras, provisórios. A pratica seria questionável, já que há um concurso em andamento.

Durante a reunião, segundo o vereador, o secretário da Saúde, Amarildo de Sousa alegou que estão aguardando que equipes de saúde sejam formadas para as nomeações. Segundo ele, é necessária a contratação de médicos. Entretanto, o município não está conseguindo preencher as vagas devido ao valor do salário oferecido a estes profissionais.

Outro obstáculo é o limite prudencial previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Este limite é recomendado pelo Tribunal de Contas. Tem algumas outras coisas relacionadas a efetivação do concurso, que são decisões administrativas, de governo, do prefeito, que o secretário não tem autonomia”, explicou Marcos Vinicius.

Próximos passos

Para tentar buscar uma solução, o vereador sugeriu uma reunião entre ele, os secretários de saúde e administração, o procurador geral, Wendel Santos, o prefeito, Galileu Machado (MDB) e o servidor responsável pela folha de pagamento para esclarecer sobre o limite.

“Me procede a informação de que a prefeitura está no limite prudencial com gastos com pessoal”, finalizou o vereador.

A nova reunião deverá ocorrer ainda nessa semana.