A Secretaria de Infraestrutura e Serviços iniciou a limpeza do canal do Rio São João, no trecho com proteção de gabiões, em Itaúna. No local, será retirado o material arenoso acumulado ao longo de mais de 20 anos sobre as laterais do canal, que está comprometendo o rio em alguns trechos, cerca de 30% da seção útil do canal, além de favorecer o crescimento de densa vegetação e até de arvoredos, o que é totalmente inadequado para o local.
A título de teste, os trabalhos foram iniciados nas proximidades da ponte da rua Cel. João de Cerqueira Lima, na margem esquerda do rio. Para que a retroescavadeira conseguisse ter acesso ao local foi feita uma rampa de terra. O serviço será dividido em duas etapas:
– Escavação e acúmulo do material arenoso com depósito ao longo dos gabiões, com utilização da retroescavadeira, nos dois lados do canal, e;
– Retirada do material escavado também com a utilização de retroescavadeira e caminhões para disposição em local apropriado.
É importante esclarecer que, em razão da limitação de acesso ao material acumulado dentro do canal, haverá algumas supressões e/ou poda mais radical do arvoredo junto ao canal, especialmente de espécies que já estejam comprometendo a estabilidade dos gabiões, por ação de seu enraizamento, ou que podem fazê-lo a longo prazo, e outras, em processo de definhamento natural ou já secas, cujo objetivo é facilitar a retirada do material de limpeza do canal”, ressaltou o Secretário.
Por se tratar de um trabalho lento em local de difícil acesso, não há previsão exata de seu término.