A expectativa é que os 120 km de rede previstos para 2024 sejam alcançados até o fim do ano, consolidando o projeto.
Até setembro, foram implantados 70,4 km da linha tronco do Projeto do Gasoduto no Centro-Oeste de Minas. Em outubro, a Gasmig iniciará as obras das Linhas Laterais nas cidades de Igarapé e São Joaquim de Bicas, além das linhas em Sarzedo, Juatuba e Mateus Leme.
A previsão é que a conclusão da linha tronco, com 110 km de extensão, ocorra até dezembro. Já em 2025 devem ocorrer as fases de teste, instalação de válvulas, estações redutoras de pressão, bem como comissionamento.
“O objetivo é finalizar os 110 km da linha tronco até o final do ano. Em 2025, focaremos nos testes e comissionamento do sistema”, informou Adil Vitório, Gerente do Projeto Centro-Oeste.
Geração de empregos
O Projeto Centro-Oeste deve gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos nas oito cidades por onde passará o gasoduto:
- Betim,
- Divinópolis,
- Igarapé,
- Itaúna,
- Juatuba,
- Mateus Leme,
- São Joaquim de Bicas e
- Sarzedo.
Juntas, essas cidades representam 10% do PIB industrial e 7% do PIB total de Minas Gerais, com aproximadamente 1 milhão de habitantes. Ou seja, 5% da população do estado.
A Região Oeste de Minas é um importante polo industrial, mas até agora carecia de uma infraestrutura de distribuição de gás natural, um combustível reconhecido pela sua baixa emissão de poluentes.
O investimento total no Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN) da Gasmig em Minas Gerais ultrapassa R$ 800 milhões. Além disso, há expectativa de gerar mais de 15 mil novos postos de trabalho no estado. No total, serão mais de 300 km de redes. Assim, aumentando em 23% a malha atual da Gasmig.
- Domingos Sávio destina R$ 500 mil para seis entidades de Divinópolis
- Prefeito de Perdigão aumenta salários de autoridades municipais em seu segundo mandato
- Obra da Copasa na Avenida Paraná causa transtornos no trânsito e no comércio
- Via Nascentes abre vaga para Auxiliar em Eletrônica em Divinópolis
- STJ mantém medidas cautelares contra biomédica Lorena Marcondes
Detalhes das obras do gasoduto no Centro-Oeste
Conforme o Projeto Centro-Oeste, ele consiste em um sistema de distribuição de gás natural, com uma linha tronco de aço carbono, diâmetro nominal de 16 polegadas e cerca de 108 km de extensão. A Gasmig dividiu a obra em dois lotes, executados simultaneamente.
Os gasodutos denominados Linhas Laterais, que atenderão as cidades contempladas, terão diâmetros variados: de 2” a 10” para os gasodutos em aço carbono e de 63 mm a 125 mm para os de Polietileno de Alta Densidade (PEAD).