Levantamento foi feito entre os dias 14 e 19 de janeiro; Número superou o último realizado em novembro

O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), em Pará de Minas se resultou em 2.4% e um médio risco de epidemia de dengue.

Segundo a Prefeitura, a pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 19 de janeiro. O número superou o último LIRAa feito em novembro, o qual resultou-se em 2%.

“Esse resultado coloca o Município em alerta geral. Nós temos algumas cidades na região que já estão com números muito maiores como quatro ou cinco por cento. Nosso índice é positivo em comparação com outros municípios mas é preocupante, por que o que gostaríamos é a redução desse número”, disse o secretário de saúde, Paulo Duarte.

Ainda segundo a prefeitura, para reduzir o índice, visitas periódicas de agentes de combate a endemias estão sendo realizadas em todos os imóveis da cidade, além de mutirões semanais de limpeza.

Os bairros com maiores índices de infestação neste LIRAa foram o Providência, São Luís, Recanto da Lagoa e Vila Ferreira.

“Esses bairros tiveram a maior concentração de focos do mosquito, sendo o Recanto da Lagoa em primeiro lugar, mesmo tendo recebido vários mutirões de limpeza”, concluiu o Secretário.