Ricardo Welbert
A origem da sétima vila do ouro de Minas Gerais e a importância histórica de pessoas que nela viveram são explicadas em detalhes no livro “O Payz do Pitanguy”, novo livro do professor Raimundo Rabello. Quem leu o rascunho original da obra já a considera indispensável às estantes dos pitanguienses, historiadores e genealogistas que a terão como referência.
Fatos de uma história exuberante são ordenados em capítulos e tópicos coerentes – característica literária do autor, conhecido por sua escrita clara, ágil e enxuta. O texto mostra detalhes do desbravamento dos sertões do Centro-Oeste por bandeirantes e sertanistas estabelecidos em Pitangui com suas minas de ouro, que possibilitou o povoamento do Alto São Francisco e de regiões do Paraopeba, Pará, Indaiá e Abaeté.
Lançamento
“O Payz do Pitanguy” será lançado nesta sexta-feira, dia 27, às 17h, na igreja de São Francisco, no bairro de mesmo
nome, em Pitangui. Vinte por cento das vendas dos exemplares serão doados ao caixa da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, para serem usados na promoção de eventos relacionados ao tricentenário da cidade, em 2015. Em Divinópolis, o livro estará à venda a partir da semana que vem, na livraria Boutique do Livro.
Para a elaboração total da obra, o autor trabalhou por mais de dez anos ininterruptos. Apesar disso, decidiu não obter lucro com a venda dos exemplares, pois o seu objetivo é fazer com que a obra tenha um alcance universal, com custo acessível e que possa ser adquirido em maior quantidade por empresas que poderão distribuí-lo gratuitamente. Neste caso, a nota fiscal será emitida diretamente da gráfica para as empresas interessadas.
O autor
Raimundo Rabello é mineiro de Leandro Ferreira, histórico distrito de Pitangui, emancipado em 1962. Depois de cursar o primário na terra natal, fez o ginasial e parte do segundo grau na Academia de Comércio de Belo Horizonte. Trabalhou em escritórios de indústria, ferrovia, aerovia, do Departamento de Estradas e na redação da “Revista Mineira de Engenharia” – os dois últimos, por concurso.
Aprovado para o Banco do Brasil, mudou-se para São Paulo e concluiu o curso médio no Ateneu Rui Barbosa. Transferiu-se para o Rio de Janeiro e depois para Itaúna, cidade mineira onde lecionou no Colégio Sant’Ana. Graduou-se em Letras e Economia pela Universidade de Itaúna, onde foi professor por 14 anos, foi diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e membro do Conselho Universitário.
No Banco do Brasil, após atuar nas cidades mencionadas, aposentou-se no nível superior da carreira administrativa. É coautor de “Centro-Oeste Mineiro – História e Cultura”. Dedica-se à composição musical (MPB) e à pesquisa do passado de Minas em fontes primárias e historiográficas.
Casado com Sônia, tem três filhos e cinco netos, permanecendo entre Itaúna e Belo Horizonte. Seus telefones são: (37) 3241-2092, 3241-1083, 3242-4542, bem como (31) 3517-8368, 3442-3232 e 3342-2364. Seu e-mail é: raimundorabello@yahoo.com.br.