Ricardo Welbert

 

Capa do livro (Foto: Ricardo Welbert)

Capa do livro (Foto: Ricardo Welbert)

A origem da sétima vila do ouro de Minas Gerais e a importância histórica de pessoas que nela viveram são explicadas em detalhes no livro “O Payz do Pitanguy”, novo livro do professor Raimundo Rabello. Quem leu o rascunho original da obra já a considera indispensável às estantes dos pitanguienses, historiadores e genealogistas que a terão como referência.

 

Fatos de uma história exuberante são ordenados em capítulos e tópicos coerentes – característica literária do autor, conhecido por sua escrita clara, ágil e enxuta. O texto mostra detalhes do desbravamento dos sertões do Centro-Oeste por bandeirantes e sertanistas estabelecidos em Pitangui com suas minas de ouro, que possibilitou o povoamento do Alto São Francisco e de regiões do Paraopeba, Pará, Indaiá e Abaeté.

 

Lançamento

 

“O Payz do Pitanguy” será lançado nesta sexta-feira, dia 27, às 17h, na igreja de São Francisco, no bairro de mesmo

Raimundo Rabello autor do livro (Foto: Ricardo Welbert)

Raimundo Rabello autor do livro (Foto: Ricardo Welbert)

nome, em Pitangui. Vinte por cento das vendas dos exemplares serão doados ao caixa da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, para serem usados na promoção de eventos relacionados ao tricentenário da cidade, em 2015. Em Divinópolis, o livro estará à venda a partir da semana que vem, na livraria Boutique do Livro.

 

Para a elaboração total da obra, o autor trabalhou por mais de dez anos ininterruptos. Apesar disso, decidiu não obter lucro com a venda dos exemplares, pois o seu objetivo é fazer com que a obra tenha um alcance universal, com custo acessível e que possa ser adquirido em maior quantidade por empresas que poderão distribuí-lo gratuitamente. Neste caso, a nota fiscal será emitida diretamente da gráfica para as empresas interessadas.

 

O autor

 

Raimundo Rabello é mineiro de Leandro Ferreira, histórico distrito de Pitangui, emancipado em 1962. Depois de cursar o primário na terra natal, fez o ginasial e parte do segundo grau na Academia de Comércio de Belo Horizonte. Trabalhou em escritórios de indústria, ferrovia, aerovia, do Departamento de Estradas e na redação da “Revista Mineira de Engenharia” – os dois últimos, por concurso.

 

Aprovado para o Banco do Brasil, mudou-se para São Paulo e concluiu o curso médio no Ateneu Rui Barbosa. Transferiu-se para o Rio de Janeiro e depois para Itaúna, cidade mineira onde lecionou no Colégio Sant’Ana. Graduou-se em Letras e Economia pela Universidade de Itaúna, onde foi professor por 14 anos, foi diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e membro do Conselho Universitário.

 

No Banco do Brasil, após atuar nas cidades mencionadas, aposentou-se no nível superior da carreira administrativa. É coautor de “Centro-Oeste Mineiro – História e Cultura”. Dedica-se à composição musical (MPB) e à pesquisa do passado de Minas em fontes primárias e historiográficas.

 

Casado com Sônia, tem três filhos e cinco netos, permanecendo entre Itaúna e Belo Horizonte. Seus telefones são: (37) 3241-2092, 3241-1083, 3242-4542, bem como (31) 3517-8368, 3442-3232 e 3342-2364. Seu e-mail é: raimundorabello@yahoo.com.br.