Um sacolão, na região central de Divinópolis, tem gerado transtorno para os usuários do transporte coletivo. Um cidadão registrou imagens do acumulo de lixo no início da noite e encaminhou ao PORTAL. Caixas, verduras e frutas velhas dividem espaço com os passageiros.
Segundo o leitor, os funcionários estavam deixando o lixo na porta do estabelecimento à noite para que fosse recolhido pela empresa que faz essa coleta. De acordo com relatos dele, o mau cheiro e a sujeira estavam atraindo insetos, transformando o local inadequado para a espera de ônibus.
Segundo o proprietário do sacolão, Márcio Cabral, os funcionários colocam o lixo sempre às 18h30, cerca de meia hora antes do horário que, segundo ele, é coletado o lixo no local.
“O lixeiro costuma passar às sete da noite. Vamos passar a colocar o lixo mais tarde, quando o ponto de ônibus estiver mais vazio, e mais próximo do horário que o caminhão costuma passar”, disse.
A Viasolo, empresa que faz a coleta de lixo na cidade, informou que o lixo no centro da cidade é recolhido todos os dias, e começa a partir das 18 h, já que é a partir desse horário o volume de carros na região diminui. Segundo a empresa, é feito um trabalho de conscientização dos comerciantes na região central para que eles descartem o lixo de maneira correta.
Segundo a assessoria da Prefeitura, o correto é que o lixo seja colocado para fora cerca de uma hora antes do horário de recolhimento. O prazo está sendo cumprido pelo sacolão, a falha está na forma do descarte. A acomodação dele, segundo informações da assessoria, repassada pela Vigilância Sanitária, deve ser de maneira que não suje a rua e nem gere transtorno para pedestres.
Sobre a possibilidade de instalação de um cesto de lixo na porta de estabelecimentos para fazer esse descarte, a assessoria informou que o comerciante interessado deve solicitar na prefeitura uma avaliação averiguando. Os fiscais irão verificar para que a lixeira não atrapalhe a passagem de pedestres.
A Vigilância Sanitária de Divinópolis pede para que a população, quando ver alguma irregularidade, denuncie no número 3229-6800. Não é preciso se identificar.