Empresa disse que veículos estavam em manutenção
Amanda Quintiliano
As deficiências na coleta de lixo, em Divinópolis, não são recentes. Nas últimas semanas o problema já relatado, principalmente por moradores de bairros mais distantes, se aguçou. Os sacos plásticos ficam aglomerados pelas ruas a espera da coleta. Enquanto isso, viram alvo de animais.
Esta é uma realidade contata pelo morador do bairro Belvedere, Marcelo Antônio. Os moradores colocam os lixos na porta de casa ainda pela manhã. Logo em seguida vem um dos garis juntando todos e colando no meio da rua. Apesar, da ação do profissional, não há hora exata para o caminhão passar.
“Ele passa pela manhã, as vezes a tarde ou até a noite. Não sabemos nem o horário certo para colocarmos o lixo para fora e evitar que os animais revirem os sacos”, relata Antônio.
O gargalo se repete pelo Bela Vista, Realengo e bairros de outras regiões da cidade, como Manoel Valinhas e Danilo Passos. Por mais que os moradores tentam se organizar para evitar que o lixo fique espalhado pelas ruas, não há controle sobre o horário da coleta.
“Segunda-feira coloquei o lixo antes de sair para trabalhar, como de costume, chegamos do trabalho, saímos para fazer atividade física e quando voltamos ainda estava acumulado lá na porta”, conta o morador do Manoel Valinhas, Guilherme Soares.
Campanha
Em maio deste ano, o vereador Roger Viegas (PROS) lançou a campanha “Lixo na Hora Certa” para conscientizar os moradores.
“Não adianta se a coleta for na terça pela manhã, colocar o lixo no outro dia”, afirmou na época.
A ação nasceu após várias reclamações de moradores incomodados com vizinhos que não segue o cronograma, ou seja, colocam o lixo um dia antes ou após a data da coleta.
“E colocam na porta da gente, na lixeira do vizinho, até o meio da rua”, completou o morador do Belvedere, Marcelo Antônio que concorda com a campanha do parlamentar.
“A iniciativa é ótima, mas a empresa Arbor também deve cumprir o papel dela”.
Empresa
De acordo com o funcionário encarregado pelos veículos da Arbor, Mauri Silva, o atraso nas coletas de lixo em Divinópolis foi ocasionado por manutenções e reformas nos baús e nos caminhões, assim também como nos reservas. Segundo ele, a situação já está normalizada e o recolhimento será restabelecido dentro dos respectivos cronogramas.