Pela primeira vez moradores de Itapecerica serão consultados sobre o local de realização das festividades carnavalescas de 2017.  Mas apesar da abertura de votação, a realização do Itabeleza 2017 ainda não é certa.

Nos últimos dois anos a cidade não comemora o tradicional Carnaval. As principais razões foram a falta d’água, com risco de racionamento e a situação financeira.

Mas a prefeitura está otimista e já se organiza. Para isso, o prefeito Wirley Reis assinou na segunda-feira (16), o decreto que regulamenta a realização de consulta popular e instaura comissão especial para acompanhamento, apuração e divulgação do respectivo resultado.

As opções de realização do tradicional Carnaval da cidade são as ruas Monsenhor Cerqueira, mais conhecida como Asfalto de Baixo, e Vigário Antunes, no Centro.

A votação está aberta até o dia 27 de janeiro, das 12h às 18h, na Prefeitura. Poderão votar todos os cidadãos maiores de 16 anos, mediante a apresentação de documento oficial de identidade. A apuração será realizada no dia 27 de janeiro, às 18h15, na Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, localizada na sede da Prefeitura.

Têko se reuniu com a comissão que irá acompanhar os trabalhos da consulta popular – formada por representes dos blocos carnavalescos Mal Dormidos, Suvaco de Cobra, Balaco Baku e Só a Nata, dos bares das ruas Monsenhor Cerqueira e Vigário Antunes, da Prefeitura e da sociedade civil – para acertar os detalhes da festa.

Apesar dos preparativos, o prefeito ressalta que a realização do Carnaval estará condicionada à averiguação da situação financeira do município, ao fator climático, que influencia diretamente no abastecimento de água, e à segurança dos foliões.