Este é o primeiro mandato da ex-vereadora de Divinópolis como deputada estadual
Ex-vereadora de Divinópolis, Lohanna França (PV) tomou posse, nesta quarta-feira (1/2) como deputada estadual. Ela é a primeira mulher com reduto eleitoral na cidade a assumir a cadeira.
A solenidade de posse, realizada na própria Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi acompanhada por autoridades estaduais, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, assessores e apoiadores.
A 20ª Legislatura começa no dia 1º de fevereiro de 2023 e termina em 31 de janeiro de 2027.
Lohanna foi eleita com 67.178 votos.
“Vou retribuir cada voto com muito trabalho. Legislando, fiscalizando e defendendo Minas Gerais”, disse.
Logo após a posse dos deputados, foi realizada a eleição da nova Mesa Diretora da ALMG para o biênio 2023-2025.
O deputado Tadeu Martins Leite (MDB), o Tadeuzinho, foi eleito por unanimidade. Ele afirmou que preservar a independência do parlamento mineiro será uma das diretrizes de sua gestão.
Os ocupantes dos demais seis cargos da Mesa da Assembleia também foram eleitos na mesma reunião. O destaque foi a eleição da deputada Leninha (PT) para a 1ª-vice-presidência, a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa desde a 13ª Legislatura (1995-1999).
Os demais eleitos para a Mesa foram os deputados Duarte Bechir (PSD), 2º-vice-presidente; Betinho Pinto Coelho (PV), 3º-vice-presidente; Antonio Carlos Arantes (PL), 1º-secretário; Alencar da Silveira Jr. (PDT), 2º-secretário; e João Vítor Xavier (Cidadania), 3º-secretário.