A vereadora Lohanna França (PV) levantou questionamentos sobre as condições de trabalho dos profissionais de reciclagem em Divinópolis, em pronunciamento nesta quinta-feira (05/05). No Centro de Triagem, cedido pela Prefeitura à ASCADI (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Divinópolis) para utilização dos coletores, as condições de trabalho são precárias e insalubres.

Nas fotos exibidas pela vereadora, percebe-se a má infraestrutura do espaço fornecido pela prefeitura. Os profissionais estão há 7 meses sem energia elétrica, e por isso, precisam esquentar seu almoço em uma fogueira improvisada à céu aberto, além da falta de iluminação e do banho diário em água fria.

“Você já pensou em um trabalhador esquentando seu almoço em cima de dois tijolos no chão? Essa é a condição de trabalho que a prefeitura de Divinópolis oferece para os catadores de reciclagem. Quando chove, lá vira um lamaçal, em que nem porco fica, imagina trabalhador!”, disse a vereadora.

Lohanna também cita a falta de segurança pública do local. Ao exibir a imagem dos vidros do galpão todo quebrado, ela aponta que a ausência de um vigilante é responsável por assaltos e vandalismos frequentes no espaço. Os profissionais da ASCADI afirmaram, na visita feita pela vereadora, que “só não há mais roubo pois não há mais o que roubar”.

“Será que cobrar condições dignas de trabalho para esses trabalhadores que fazem algo que é obrigação da prefeitura segundo a política nacional de resíduos sólidos é politicagem?”, indagou Lohanna França ao afirmar que fará denúncias ao Ministério Público do Trabalho e demais órgãos fiscalizadores.